AUTOAVALIAÇÃO DE MATURIDADE CIRCULAR

A Autoavaliação de Maturidade Circular voltada para empresas da Moda permite que seus gestores identifiquem os principais desafios e oportunidades relacionados à transição para a Economia Circular, e se conscientizem dos benefícios econômicos, ambientais e sociais ligados a esse novo modelo.

O resultado dessa autoavaliação é dividido em 5 níveis de adoção das práticas circulares, começando no nível 1 onde a empresa ainda não adota práticas circulares em seus processos, percorrendo uma crescente de maturidade até chegar ao nível 5 em que a empresa integra o modelo circular em sua estratégia como um diferencial competitivo.

Com os dados coletados pela autoavaliação, será elaborado um relatório de domínio público com o panorama Brasil de circularidade na moda. Porém, vale lembrar que a identidade das empresas será mantida em sigilo na divulgação dos dados do relatório.

* Campo com preenchimento obrigatório

Numero de Funcionário *
Natureza do negócio *

AUTOAVALIAÇÃO DE MATURIDADE CIRCULAR

Área-chave: Ambiental
GESTÃO AMBIENTAL
1) Sua empresa possui práticas de gestão ambiental?
CONSUMO DE ENERGIA
2) A empresa monitora o consumo de energia?
CONSUMO DE ÁGUA
3) A empresa monitora o consumo de água?
GESTÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS
4) Em relação à manufatura do seu produto, qual é o percentual de material, cuja origem vem de matérias-primas recicladas e/ou componentes reutilizados?
FIM DO CICLO DE VIDA
5) Quando seu produto chega ao fim do ciclo de vida, qual é o percentual de componentes que é reciclado e/ou reutilizado em novos ciclos produtivos?
MONITORAMENTO DE RESÍDUOS
6) A sua empresa monitora os resíduos gerados ao desempenhar suas atividades?
MONITORAMENTO DA CADEIA DE FORNECEDORES
7) A empresa monitora a cadeia de fornecedores?
CONSUMO
8) A sua empresa possui alguma iniciativa para educar o consumidor em relação ao impacto do consumo dos seus produtos?
DISTRIBUIÇÃO
9) A empresa busca minimizar o impacto ambiental na distribuição dos seus produtos?
GASES DE EFEITO ESTUFA
10) A empresa monitora ou procura minimizar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) resultantes dos seus processos produtivos e de logística com a queima de combustíveis fósseis?
EMBALAGENS
11) A empresa diminui o impacto gerado pelas embalagens?

AUTOAVALIAÇÃO DE MATURIDADE CIRCULAR

Área-chave: Social
IMPACTO NA COMUNIDADE
1) A empresa monitora os impactos gerados que são absorvidos pelo ecossistema da empresa (colaboradores internos e cadeia de fornecedores)?
IGUALDADE DE GÊNERO E DIVERSIDADE
2) A empresa possui uma política para promover a igualdade de gênero e a diversidade?
CONDIÇÕES DE TRABALHO
3) A empresa monitora as condições de trabalho dentro da empresa e em sua cadeia produtiva?
PROGRAMAS DE SATISFAÇÃO PARA COLABORADORES
4) A empresa possui programas de satisfação e participação para colaboradores?
PERCENTUAL DE FORNECEDORES LOCAIS
5) Em relação às operações da sua empresa, qual é o percentual de compras feitas com fornecedores locais (em um raio de até 300km - ou dentro do estado)?
CULTURA BRASILEIRA/REGIONAL
6) A empresa se inspira na cultura brasileira/regional para desenvolver seus produtos?

AUTOAVALIAÇÃO DE MATURIDADE CIRCULAR

Área-chave: ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
ESTRATÉGIA
1) A estratégia da sua empresa contempla princípios da Economia Circular, ou seja, práticas voltadas para a responsabilidade social e ambiental que considere todos os ciclos e elos da cadeia?
MISSÃO, VISÃO E VALORES
2) A Economia Circular foi formalizada na Missão, Visão e/ou Valores da empresa?
COMUNICAÇÃO E TRANSPARÊNCIA
3) A empresa divulga informações relacionadas à estratégia de circularidade adotadas?
CULTURA EMPRESARIAL
4) Qual o nível de engajamento da empresa para uma transformação da sua cultura em direção à circularidade?
PERCEPÇÃO DO RETORNO FINANCEIRO
5) No momento atual, como a empresa percebe a importância da adoção de princípios da Economia Circular?
MODELO DE NEGÓCIOS
6) O Modelo de Negócios da empresa já incorporou características da Economia Circular?

RESULTADOS DO QUESTIONÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE MATURIDADE CIRCULAR

NÍVEL 1 – DESPERTAR

Como um primeiro passo, a sua empresa precisa cumprir com a legislação vigente em relação a aspectos ambientais, se for uma empresa geradora de resíduos industriais e/ou resíduos perigosos (mesmo em pequeno volume). Também é importante tomar conhecimento de alguns conceitos relacionados à circularidade que podem ser implementados no ambiente corporativo, como a otimização de recursos energéticos, hídricos, materiais e gestão de resíduos.

NÍVEL 2 – CONHECER

A sua empresa procura cumprir com a legislação vigente em relação a aspectos ambientais e sociais. Mas é importante tomar conhecimento de alguns conceitos relacionados à circularidade que podem ser implementados no ambiente corporativo para ampliar a atuação e melhorar o nível de circularidade e ecoeficiência da empresa, como estabelecer metas para a redução de gastos com recursos energéticos, hídricos e de resíduos, entre outras ações.

NÍVEL 3 – ADOTAR

A sua empresa já cumpre com a legislação vigente em relação a aspectos ambientais e sociais e estabelece metas para a redução de gastos com recursos energéticos, hídricos e de resíduos, mas pode fazer ajustes para potencializar algumas práticas. Para isso, é importante aprofundar seus conhecimentos em relação a conceitos de circularidade e implementá-los no ambiente corporativo, como ampliar o ciclo de vida do seu produto e garantir o reaproveitamento de seus componentes ao chegar ao fim da vida.

NÍVEL 4 – PRATICAR

A sua empresa já adotou quase todos os conceitos de Economia Circular e promoveu muitas transformações no seu modelo de negócio em relação à circularidade. Busque acelerar ainda mais essa transição: engaje a comunidade do ecossistema, implemente uma rotina de melhoria contínua integrada em seus processos e gere mais inovação em toda a sua cadeia de valor para, assim, tornar-se uma empresa reconhecida por ter um impacto próximo a zero.

NÍVEL 5 – LIDERAR

Parabéns! A empresa já adotou a circularidade em processos empresariais, tornando-se protagonista no segmento. Você possui um papel de protagonista na transição para um modelo circular de produção e consumo, sendo uma voz ativa em prol da mudança desse novo modelo econômico. Dessa forma, sua experiência pode ser explorada para engajar todo o ecossistema, trazendo mais inovação desde os processos de fabricação, passando por novos fluxos de materiais e transformando o consumo do seu produto. Mantenha o pensamento circular em todas as ações e processos da empresa, analisando rotineiramente as atividades corporativas para contínua melhoria na gestão ambiental, social e na estratégia do negócio.

assine nossa newsletter
E RECEBA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!