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12 Jul, 2024 Moda / Design
Hallyu - Onda Coreana na moda

Hallyu, ou onda coreana é o fenômeno da exportação da cultura coreana, estratégia de incentivo que começou a ser usada pelo governo da Coreia do Sul nos anos 1990, e hoje está consolidada em grande parte do mundo. Em meio à crise financeira asiática da época, o governo sul-coreano criou leis e investiu em educação voltada para a comunicação, visando novos talentos para a indústria da cultura.

 

Estátua Gangnam Style, em Seul – Foto: Gangnam.go | O fenômeno do entretenimento, Round 6 – Foto: Folha PE | O filme vencedor do Oscar, Parasita – Foto: TechTudo

 

O resultado é visto na popularização do k-pop, estilo musical que teve sua explosão em 2011 com Gangnam Style, e continuou a crescer, com BTS e Blackpink. Depois, os filmes e doramas como Parasita e Round 6 tornaram-se grandes sucessos da indústria de entretenimento mundial, trazendo a estética K, que influencia em produtos de beleza (a k-beauty) e de moda (o K style). O estilo da personagem principal do dorama A Lição, por exemplo, fez com que plataformas de compra online registrassem um aumento significativo nas buscas por roupas similares às dela.

 

A Lição – Foto: Femestella | Pousando no amor – Foto: Asia One | Meu demônio favorito – Foto: Marie Claire


 

Vendo essa influência da cultura coreana, grifes globais como Louis Vuitton, Chanel, Gucci e Celine trouxeram diversos artistas coreanos para serem embaixadores nos últimos anos. BTS tornou-se embaixador global da Louis Vuitton, a Gucci lançou sua primeira colaboração com um artista coreano, o Kai da EXO, em 2021, e a atriz Jun Ji Hyun como embaixadora Global da Burberry.

 

BTS em desfile da Louis Vuitton em Seul – Foto: Elle Brasil | Jun Ji Hyun para Burberry Foto: Kpop News | Kai x Gucci – Foto: FFW


 

Entre as integrantes do grupo de K-pop Blackpink, todas tem relação com pelo menos uma marca de luxo global. Jennie Kim é embaixadora da Chanel – uma das últimas selecionadas por Karl Lagerfeld - e estreou no Met Gala 2023 usando um vestido vintage da maison. Já o grupo masculino Stray Kids fez história por ser o primeiro a participar do evento nesse ano.

 

Jennie no Met Gala 2023 – Foto: British Vogue |Rosé é embaixadora Saint Laurent – Foto: dtg.com | Lisa em pop-up store da Celine – Foto: Vogue Mexico | Jisso embaixadora Dior – Foto: L’Officiel Brasil


 

Muitas das tendências que vemos nas ruas, principalmente usadas pela geração Z, vieram do estilo das coreanas. As peças têm uma estética despojada e urbana, mas sem perder um pouco do romantismo, muito presente nos doramas. A mistura de peças caras e mais baratas, o chamado hi-lo, e do Ocidente com o Oriente também é muito presente no estilo exportado da Coreia do Sul.

 

Jung Da Won tem sua própria marca | Irene Kim | Peggy Gou | Lee Ho Jung – Fotos: Instagram


 

Na SHEIN, gigante do fast fashion mundial, é possível comprar uma ampla gama de itens dentro do “Korean style”, e até mesmo uma marca voltada para esse estilo. Muita alfaiataria em blazer, coletes e camisas, saias curtas, plissadas, estampas xadrezes e cores neon, bucket hats e meias longas são alguns dos itens que fazem sucesso nas composições.

A moda coreana veio para ficar e impactar os mercados ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Acompanhe o IMD para conhecer essa e mais tendências de moda.


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