VAREJO RECALIBRADO: JORNADAS QUE VÃO ALÉM DO PRODUTO
Está cada vez mais ultrapassado o decreto que anunciou o fim do varejo físico. Após esse período de bloqueios intermitentes e quando for seguro fazê-lo, as pessoas vão querer sim, sair e fazer compras pessoalmente
O modelo tradicional de varejo já estava sob forte pressão para se transformar a fim de atender melhor às demandas dos clientes. Com as mudanças ocorridas em 2020, a loja física está se tornando apenas um ponto de contato na jornada do consumidor, e não necessariamente o ponto de compra. Agora, o ponto de venda se tornou um dos aspectos de uma estratégia omnichannel cada vez mais coesa. Os varejistas que saíram na frente, estão ajustando sua presença física para serem mais 'experienciais”, com lojas pop-up, monitores interativos e uma presença física melhor integrada com as compras online. Agora, as lojas físicas são orientadas pela experiência, em vez de pelas vendas.
Novos projetos e estratégias bem boladas, de curto prazo e de resultados rápidos, têm sido um dos recursos empregados por algumas marcas para voltar a atrair seu público, num momento de sinalização de volta à normalidade, embora ainda tímida.
Os pop-ups móveis - recriações menores de lojas em locais de público relevantes, como festivais de música - também estão se tornando parte da estratégia de varejo físico É o caso da coleção cápsula/constelação DiorRiviera (Dior).
Em 2018, a Dior começou a vender uma coleção de praia em uma loja pop-up (temporária) em Mykonos, na Grécia, no meio de tantas outras marcas de luxo, oferecendo produtos para consumidores durante a temporada de verão.
Este ano, a marca de moda francesa programou quase uma dúzia de lojas pop-up para abrir em maio, junho e julho em todo o mundo, incluindo China e Califórnia. Para atender os consumidores sofisticados em seus redutos de verão, a coleção Dioriviera da grife foi pensada para oferecer uma constelação de produtos simples, mas requintados, que podem ser combinadas de maneiras infinitas e atendem a vários pontos do período de férias. A coleção é composta por almofadas, jogos americanos, bolsas, alpargatas, cangas, pranchas de surfe, redes e até Vespas - tudo o que é necessário para uma escapadela de verão perfeita.
O novo projeto prova que a marca não tem medo de voltar ao jogo e navegar em águas turbulentas - uma atitude que as marcas poderiam adotar para atrair consumidores oferecendo experiências mais criativas e envolventes. Além de fortalecer a presença da marca, a mudança também ajuda a Dior a ultrapassar os limites da indústria tradicional. Uma forma de descentralizar e aliviar os processos de produção focados essencialmente em roupas já opta por um plano B descontraído para diversificar e compartilhar sua produção com parceiros da marca sem sobrecarregar a linha de roupas, numa estratégia mais horizontal. As lojas pop-up e, principalmente, a oferta de uma constelação de produtos dentro de uma coleção cápsula são escolhas inteligentes, pois oferecem exclusividade e entretenimento aos consumidores, ao mesmo tempo que proporcionam maior engajamento a um custo menor para as marcas.
Desde outubro de 2020, a britânica Browns boutique multimarcas passou a oferecer uma nova proposta de varejo mais emocionante e em constante evolução. Com a engenharia da Farfetch, a nova abordagem da loja, tecnologia, serviços de alto contato e envolvimento do cliente estarão no centro da estratégia de varejo da Browns. Trata-se de abrir espaços físicos e virtuais para profissionais de moda, bem-estar e saúde de todo o mundo, oferecendo aos clientes a chance de agendar consultas virtuais ou físicas com especialistas do mainstream.
O conjunto de experiências oferecidas pela marca, que pode significar fazer compras, malhar ou ter uma sessão de hipnoterapia ao mesmo tempo, foi apresentado virtualmente e centrado em torno do tema da restauração. Os serviços serão disponibilizados por períodos limitados e renovados mensalmente.
Agora em abril, a marca está aumentando a aposta no cardápio de experiências na sua nova loja da Brook Street; serão quatro andares de moda, acessórios, artigos para a casa, fragrâncias, joias finas e relógios. A loja também hospedará um programa de mudanças de experiências com o objetivo de envolver a comunidade, como por exemplo disponibilizar um estúdio de tatuagem com um renomado tatuador inglês que oferecerá arte corporal personalizada para os clientes. Complementando o universo de experiências multissensoriais, será apresentada uma coleção cápsula especial da designer Marine Serre. “O compromisso da Marine com a sustentabilidade e a comunidade, ao lado de seu incrível talento de design e do fato de que nossos clientes são loucos por suas roupas, facilitou a escolha para nossa primeira instalação na sala Focus”, diz uma das diretoras da multimarca.
A loja não será mais um lugar onde você apenas compra coisas, mas aonde você vai para experimentar algo novo; é como convidar pessoas para sua casa, você sempre quer que eles fiquem por mais tempo.
E você já pensou como renovar e promover novas experiências de consumo, seja integrando o varejo físico e virtual ou através de novas parcerias?