PROTÓTIPOS DO FUTURO
A evolução tecnológica inspira designers, engenheiros, makers e criadores de várias maneiras, possibilitando uma rápida ou lenta escabilidade para materiais e produtos. Para essa nova geração a tecnologia está presente no seu DNA e seu potencial de desenvolver novas aplicações e propor novas narrativas de produção e uso é imensurável. Eles não têm medo de prototipar para o futuro. O Instituto de Tecnologia do MIT desenvolveu um processo rápido de pré-impressão à base de líquidos (gel),que permite a criação de produtos personalizados em pequena ou larga escala, em poucos minutos.
Rudi Boiten e Mireille Burger, do Studio Plott , decidiram adicionar um toque humano às criações da tecnologia. A dupla traz técnicas tradicionais de formação de têxteis - como costura, tecelagem e tricô - no processo atual, traduzindo-as em padrões táteis com um toque gráfico. Devido ao arranjo de malha aberta do tecido, os produtos dialogam com diferentes superfícies, como pisos.
Fascinados pela colaboração entre homem e máquina, experimentam constantemente técnicas novas e existentes. Ao colocar a máquina no centro, ela funciona como um artesão para produzir produtos diferentes. O início de cada projeto vem de um interesse pessoal em culturas e artesanato de um período associado, um modo de vida ou ambiente. Intuitivamente, começamos com um esboço em um papel. A cada desenho, uma máquina que pode converter os desenhos em um produto final físico e realista. Embora a tecnologia de impressão já tenha se infiltrado nas cenas de moda e design, os resultados do processo geralmente buscam uma estética futurista que não se alinha à vida cotidiana.
Já Andrea Bos combina artesanato e engenharia. Suas roupas fazem movimento compondo uma silhueta transformativa do corpo humano, onde materiais e usabilidade são considerados e incorporados a uma performance.
O Instituto de Tecnologia do MIT desenvolveu um processo rápido de pré-impressão à base de líquidos(gel),que permite a criação de produtos personalizados em pequena ou larga escala, em poucos minutos.
Veja e leia mais em Andrea Bos , Studio Plott e Self Assembly Lab