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10 ago, 2023 Moda / Design moda tecnologiaeinovação
ROUPAS DIGITAIS

 

A longo prazo, as roupas digitais podem oferecer uma alternativa bem mais sustentável. A Neuro foi criada em 2014 com o objetivo de desenvolver um processo digital inovador que remodelaria a indústria da moda como um meio para torná-la totalmente sustentável. Em 2016, estreou a primeira coleção digital do mundo, que revelou a metodologia de vanguarda do estúdio, juntamente com uma campanha virtual, desfile e lookbook.

Para sua segunda coleção SOLVENTUS 2019, a Neuro passou um ano ampliando os limites dos softwares e da engenharia 3D para melhorar e otimizar seu processo digital. Os modelos foram digitalizados em 3D de forma a estudar seus mapas de movimento e de calor, o que permitiu que os designers não apenas obtivessem as medidas precisas de cada modelo, mas também projetassem roupas diretamente no avatar digital, desenhando formas e selecionando materiais dependentes dos dados coletados em seus movimentos e mapas de calor. O Neuro Studio construiu sua metodologia em torno de uma ideia o mesmo arquivo 3D criado durante a fase de design será usado para promover, vender e produzir uma peça de vestuário.

Esta segunda coleção apresenta roupas técnicas altamente funcionais e fabricadas de maneira sustentável. Cada peça é determinada pelo comprador virtualmente e, apenas após o pedido é produzida criando um sistema de criação de produção com desperdício zero.

 

 

 

Aqui no Brasil, Cairê Moreira , idealizador de uma startup especializada em soluções tecnológicas com foco em negócio e indústria 4.0/Moda. Para criar o primeiro projeto Atelier 4.0 ,foram necessários seis anos de pesquisa até alcançar uma proposta de integração das soluções disponíveis de escaneamento e design das áreas de engenharia, games, animações, têxtil e confecção. A meta era encontrar uma nova forma de entregar roupas adequadas e customizadas, promovendo o fim dos tamanhos P, M e G. A plataforma permite que estilistas, ou pequenas confecções, criem peças exclusivas a partir do conceito de volume do corpo digital do cliente. Nesta versão digital, eles podem customizar a peça com menor tempo de produção da alfaiataria atual e com preço equivalente ao fast-fashion.

 

 

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