Responsive Image
10 Aug, 2023 Moda / Design tendencias consumo
Confirmação de Tendências

 

Com as pessoas ainda passando mais tempo em casa, pois a Pandemia ainda não acabou, por mais que estejamos já nos dando ao luxo de frequentar lugares, retomar as atividades cotidianas de trabalho e vida social, os riscos ainda existem.
É neste cenário que se desenrola mais um capítulo do “novo normal”.

Passando mais tempo em casa, estamos também, inevitavelmente, mais dispostos a investir em produtos que nos proporcionem qualidade de vida em todos os sentidos, seja no mobiliário da nossa casa, decoração ou nas roupas que escolhemos comprar, todo tipo de consumo focado no bem estar.

A quarentena e os novos modelos de trabalho, como home office, forçam o varejo a ajustar suas categorias e mixes saindo do mais formal para o confortável.

Segundo o site Moda Operandi, em Abril de 2020 os consumidores gastaram em média R$576 em peças da estação SS20, sendo gastos agora em SS21 R$779, ou seja, o equivalente a um aumento de 35% de orçamento e quando questionados sobre, os consumidores informaram investir em peças versáteis, de alta qualidade, com durabilidade. Peças para usarem para sempre, como quem quer construir uma herança ou um guarda roupa mais sustentável(atenção para peças chaves que não são tão datadas e que não se restringem somente a uma estação)

Transformar-se e reinventar-se aceitando os desafios da sustentabilidade desenvolvendo soluções criativas (usar dead stock, por exemplo, como foi feito verão passado) revitalizando o varejo pois, como vimos, aumentar desesperadamente os descontos como foi feito no início da pandemia não resolve o problema e só gera receita menor e ineficiência.


Uma das estratégias introduzida pela indústria foi a retomada de descontos mais aplicáveis espelhando-se em 2019 para aumentar os lucros.

As lojas físicas sofreram com Covid mas as marcas que souberam aproveitar a oportunidade para inovar via tecnologia e parcerias conseguiram reverter esse estoque parado, contudo, foi percebida uma retomada de varejo e comércio com números similares a 2019 e em alguns setores maior que 2019 (roupa íntima, jeans, shorts, loungewear, roupas de atividades e esportes, manuais como crochê e tricô) o que insinua que devemos ter atenção e foco nesses produtos para construção do nosso mix de produto em lançamentos para verão.

Continuamos nos reunindo via Zoom e os espaços de casa e trabalho muitas vezes se mantiveram o mesmo por tempo indeterminado e esse espaço exige de nós adaptações urgentes. Buscamos cada vez mais conforto, mas não somente o físico, usar chinelo e loungewear não basta, precisamos estar integrados com o espaço de atividade e vida, e além, integrados conosco, nossa essência e expressão, o cotidiano suplica por respiros de glamour, beleza e frescor sem perder a funcionalidade.

Pelo menos uma peça e evoque Resort aparece no Top 5 mais vendidos!

Com a intenção de formar um guarda roupa herança sustentável há uma busca crescente por um visual multi lugares: vestido/saída de praia, top trabalho/happy hour, os tecidos são o diferencial no que tange sustentabilidade e performance trazendo propriedade de tecidos tipo acquablock ou neoprene para o mundo fashion. Shorts tops de fleece e atoalhados inspirados na moda pool dos anos 70.

Tops cropped para todos os perfis!


Tops tipo soutien subiram 3x em popularidade sendo 10% das coleções comparado com 3% ano passado, Cropped apareceram 28%  nas coleções comparado com 16% ano passado, as calças são confortáveis, nada justas e o top 10 best seller SS21/22 são peças pantalonas que combinam casual, conforto, mto tecido. Em algumas coleções o topo ou bralet chegou a ser 1/4 de tudo que foi apresentado, o que notoriamente sugeria que essa peça seria um must have.

Street wear em alta, principalmente para o feminino, porém o futuro dessa área é agênero.

Sobre as top 10 best sellers partes de baixo (calças ou shorts ou saias) da SS 21 são peças que misturam conforto, casualidade, pernas amplas, silhuetas pouco definidas, ou quase não marcadas.


                                       

Busca por conjuntinhos se mantém e aumenta pois agora se entende que pode usar o conjuntinho junto, como um look ou misturado com o restante do guarda roupa.
                       

Continuar apostando no tie-dye com as cores da estação e shapes da estação bem como conjuntinhos de bermuda ciclista e top cropped, jogger e maxi T shirt, e short e blusa em linho, seja estampado ou cru.
                          

Estima-se que os números de varejo, em relação a Brasil, sejam neste íltimo trimestre, melhores do que em 2019. 

                                                                                   Evolução mês à mês
                                   




Compartilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

assine nossa newsletter
E RECEBA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!