Glossário
Glossário
Título da Página
a
AGROECOLOGIA
Modelo de agricultura baseada na análise de ecossistemas agrícolas integrando componentes econômicos, ecológicos, socioculturais e técnicos. Com foco no desenvolvimento de uma agricultura ambientalmente sustentável, economicamente eficiente e socialmente justa.
AGROFLORESTA
Sistema de produção que reproduz o sistema da natureza a partir da diversidade de culturas, incluindo o cultivo de alimentos em consórcio com plantas nativas da floresta – prática que protege o solo e auxilia no controle de pragas.
AQUECIMENTO GLOBAL
Processo de aumento da temperatura dos oceanos e da atmosfera da Terra, causado pela emissão de gases que intensificam o efeito estufa, ou iundos de atividades como a queima de fósseis, a queimada de florestas e a operação de gases industriais.
ARRANJO PRODUTIVO LOCAL (APL)
São pesquisas de empreendimentos em um mesmo território, que propõem manter vínculos de interação, cooperação e aprendizagem entre si relacionando-se ainda com outros atores como, associações empresariais e instituições de ensino e governo.
ARMÁRIO COMPARTILHADO
Modelo de negócios que consiste em um "acervo circular" de roupas, sem que os clientes tenham acesso mediante pagamento equivalente ao número de peças que desejarem retirar, por período.
AGENTES DE MUDANÇA
Pessoas inspiradas que mostram o caminho a ser seguido para outras e agirem como líderes, desbravadores, questionadores, visionários, etc.
ACORDO DE PARIS
Atrelado global à Convenção-Estrutura do Quadro das Nações Unidas (CQNUMC) que reúne 195 países para o objetivo de tratamento e estabelecimento de compromissos para reduzir o orçamento global, com o regime de gases de efeito estufa, o planejamento global abaixo de 2° até o final do século.
ACV (AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA)
Metodologia desenvolvida para mensurar significativamente impactos ambientais resultantes da fabricação e utilização do seu produto específico ou serviço ao longo da vida.
ATERRO SANITÁRIO
Espaço destinado à disposição final de resíduos, comerciais, industriais, de construção e também com origem nos gerados no esgoto. É preciso um monitoramento específico e contínuo para acompanhar os seus limites de funcionamento.
AGENDA 21
Documento consolidado durante a Conferência das Nações unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992 (ECO-92). Contendo diretrizes para promoção do desenvolvimento sustentável possíveis de implementação por qualquer órgão, organização ou governo.
ACORDO SETORIAL
Ato de natureza contratual firmado entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, tendo em vista a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto.
AGENDA 2030
Consiste em um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.