BLOCKCHAIN
Esta é a era da internet, a era da informação. As pessoas estão exigindo mais transparência de suas marcas de moda e novas tecnologias e ferramentas, estão ajudando as pessoas a saber mais sobre como suas roupas foram feitas e quais marcas são éticas ou não.
Os sistemas tradicionais da cadeia de suprimentos são centralizados, não padronizados e o compartilhamento de dados entre as partes interessadas é mínimo e complicado. Um varejista não sabe onde os fornecedores estão obtendo mercadorias. Um fornecedor não sabe de onde o fabricante está obtendo matérias-primas. Em muitos casos, mesmo os fabricantes não sabem sobre a fonte usada pelos fornecedores de matérias-primas. Cada parte está usando um sistema próprio e, mesmo se elas fossem submetidas a um único sistema de gerenciamento, haveria uma objeção a quem controlaria os dados.
Blockchain é o termo genérico para a tecnologia que registra permanentemente transações em um banco de dados digital à prova de violações. As informações são distribuídas por uma rede de computadores, em vez de serem controladas por uma única entidade, e são acessíveis a qualquer pessoa na rede, mas não podem ser alteradas ou excluídas.
Relevância na indústria da moda
Usando o blockchain, fabricantes e designers além de protegerem suas marcas contra a falsificação, já podem também rastrear, em conjunto com as tecnologias da Internet das Coisas/ RFID , matérias-primas desde sua origem até o fabricante ou os produtos acabados que são entregues aos varejistas por meio de redes de distribuição. A origem de cada item pode ser identificada assim como, os materiais abaixo do padrão podem ser erradicados no início do processo. Também pode ser útil para aumentar a qualidade geral dos produtos e a eficiência no processo de fabricação. Marcas de moda podem identificar elos fracos em suas operações, como um fornecedor que fornece materiais defeituosos ou um departamento / instalação de produção que não segue os padrões de qualidade definidos.
A designer de Londres, Martine Jarlgaard , produziu em 2017 as primeiras peças com etiquetas inteligentes gravadas em uma blockchain em colaboração com a empresa de Provenance. Cada etapa do processo de fabricação foi registrada, da matéria-prima ao produto acabado, com carimbos de data e hora. Mas ainda existem alguns obstáculos, sendo importante lembrar que o blockchain é uma tecnologia relativamente nova e cara e aInda existem algumas mudanças e regulamentações a serem feitas, mas trata-se de um potencial interessante que não pode ser ignorado.
Imagem de capa Unsplash e Martine Jarlgaard