Responsive Image
10 ago, 2023 Moda Circular
Copehagem Fashion Summit 2020 - CFS+

 

Neste atípico ano de 2020, por conta dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, o Copenhagen Fashion Summit – organizado pela Global Fashion Agenda –, aconteceu virtualmente nos dias 12 e 13 de outubro. Essa nova versão digital e gratuita recebeu o nome de CFS+. Com um conteúdo bastante dinâmico e painéis com especialistas, o CFS+ juntou representantes da indústria e convidados do mundo inteiro para exibir diferentes depoimentos e novas perspectivas para a transformação da Moda.

O principal evento de sustentabilidade do setor é patrocinado pela Avery Dennison e a Laudes Foundation. A conferência também contou com um espaço exclusivo para encontros de negócios, facilitando oportunidades de inúmeras parcerias. Além disso, trouxe uma exibição de projetos dos designers Heron Preston, Priya Ahluwalia e Jide Osifeso que foram “desafiados” e mostraram soluções possíveis para garantir sustentabilidade na cadeia da Moda.

O tema da edição desse ano foi debater uma nova proposta de valor para empresas do segmento para um melhor “novo normal”, mais resiliente, colaborativo e sustentável. E, assim, as reflexões giraram em torno de questões como trazer mudanças mais radicais, ampliando a adoção da circularidade na indústria, eliminando fibras virgens, usando materiais regenerativos, diversificando modelos de negócios e focando na experiência do consumidor.

Eva Kruse, CEO do Global Fashion Agenda, comandou as apresentações e entrevistou inúmeros convidados. Uma das participantes, a autora Kate Fletcher reforçou a importância de substituir a lógica do crescimento exponencial pela lógica da Terra: inspirar-se na natureza para produzir menos e colocando sempre o planeta em primeiro lugar.

Outra convidada, Korina Emmerich, da Emme, destacou que a circularidade é um conceito indígena e que são os índios, também conhecidos como “povos da floresta”, que garantem a preservação de 80% da biodiversidade do planeta. Infelizmente isso não é desempenhado de maneira fácil: pelo contrário é uma luta “carregada e violenta”, como Korina afirma.

As discussões foram além e também abordaram assuntos de profunda importância no cenário da Moda, como o racismo que ainda persiste e a urgência de se adotar práticas mais éticas nas relações de trabalho, sobretudo a valorização da mão-de-obra feminina. Os participantes também chegaram a uma conclusão de que os países mais afetados pela crise instaurada pela pandemia de Covid-19 foram os que efetivamente produzem produtos da Moda. Por isso, torna-se cada vez mais necessário que surja um mindset de mudança e um movimento de mútua cooperação entre os diferentes elos da cadeia.

 

Leia mais sobre aqui.

Imagens: Global Fashion Agenda


Compartilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

assine nossa newsletter
E RECEBA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!