Responsive Image
10 ago, 2023 Moda / Design sustentabilidade moda
ESTÉTICA RÚSTICA E IMPERFEITA

 

Alguns designers estão desacelerando o processo de fabricação e investindo tempo e habilidades em suas práticas, a fim de criar menos e melhores peças que se destinam a ser amadas. A rusticidade dos artesanatos celebra a irregularidade única dos materiais naturais. Em reação à nossa catastrófica dependência de recursos antigos, o designer está revisando a matéria orgânica resiliente com uma abordagem consciente. A tradição se torna radical na busca de uma melhor produção, e os ensinamentos desfrutam de uma ressonância com novos públicos. Nadine Goepfert é uma designer multidisciplinar que oferece orientação criativa, design e consultoria em têxteis e materiais para interiores, produtos, arte e moda que investiga a cultura contemporânea para criar conceitos inteligentes e inovações em materiais para clientes de várias áreas.

Suas coleções e instalações de arte examinam a função e o uso convencional de materiais para desenvolver novas perspectivas Seus projetos de pesquisa exibidos internacionalmente questionam a relação entre vestuário, indivíduo e sociedade para revelar padrões inconscientes de comportamento no uso diário de têxteis.

 

 

 

 

 

 

 

A empresa paraense Castanhal é hoje a maior produtora da fibra natural das Américas e conhecida pelo público pelo seu tradicional trabalho com sacaria. Segundo Flavio Smith (diretor presidente da empresa, O crescimento exponencial da consciência ambiental tem dado destaque à juta em segmentos que ela não atingia e eu acredito que o potencial disso é enorme. As pessoas querem uma cadeia mais limpa, transparente e isso é irreversível. Eu não tenho dúvida que não é só a indústria têxtil e de confecção que está se modernizando para atender essas demandas. Uma das ações da empresa para diversificar o uso da juta foi o Concurso de Moda Sustentável Juta Castanhal. Nessa iniciativa, os alunos do Senai Cetiqt desenvolveram 12 looks completos de vestuário com acessórios, utilizando a juta como matéria-prima principal. (Fotos: Larissa Alves) 

 

 

 

 

 

 

Alexander McQueen em seu desfile de primavera/verão 2018 fez um belíssimo trabalho na juta com bordado de ponto cruz.

Veja e leia mais em Vogue e Abit  

 

 

 

 

 

 

 

 


Compartilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

assine nossa newsletter
E RECEBA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!