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19 dez, 2024 Moda / Design
Família Multiespécie - Como o cuidado com pets se tornou um estilo de vida

Após o boom pandêmico de adoções de animais de estimação, que segue em alta, os amigos de quatro patas continuam sendo companhias inegáveis e possuem cada vez mais valor dentro das famílias. Os laços afetivos entre os tutores e seus animais de estimação redefinem o conceito popular de família e reflete as preferências das novas gerações, que tendem a buscar por afeto de formas mais amplas e abertas, extinguindo-se de conceitos pré-concebidos e valores sociais rígidos.

A incorporação do animalzinho ao núcleo familiar é tão profunda que já se fala nas famílias pluriespécies, constituídas por seres humanos e seus bichinhos de estimação. Esse tipo de núcleo familiar tem se expandido, transformando-se em um estilo de vida que não só coloca os animais como companheiros e amigos, como humaniza e acolhe as necessidades deles, definindo os bichinhos como seres não humanos, porém, seres vivos que possuem compreensão parcial do seu entorno e sentimentos concretos.

 

 

Os bichinhos são dotados de inteligência e sensibilidade, seja ela física ou emocional, com isso, desenvolvem apego afetivo e também traumas. A maioria deles possuem extintos aguçados, por isso, a capacidade auditiva e olfativa aumentada pode gerar situações delicadas, sendo necessário, cuidados e precauções específicas para o conforto dos animais. Além disso, os companheiros também possuem uma alta capacidade de aprendizagem, muitas vezes exercendo funções que vão além as de uma animal doméstico convencional.

Nessas situações o animalzinho contribui para o bem-estar e a segurança emocional e física dos seus tutores. Alguns desses pets são treinados através do adestramento para oferecem suporte aos seus cuidadores, nesse caso, são chamados de animais de serviço e costumam acompanhar seus parceiros humanos em tarefas cotidianas.

 

 

O aumento no número de adoções de animais é um fruto direto da pandemia, que revisitou discussões sobre a saúde metal e física das pessoas, além de colocar como prioridade o bem-estar dos consumidores, nesse momento, os bichinhos são colocados como aliados no processo de construção de uma vida mais equilibrada, já que o senso de responsabilidade e dever para com os animais ensina aos seus tutores sobre si e o seu entorno.

Com isso, à medida que a crise do custo de vida se aprofunda, os donos de animais de estimação estão focados em estender o mesmo nível de bem-estar e cuidado que proporcionam a si mesmos, a seus animais de estimação, o que influi diretamente no mercado global, trazendo à tona novas facetas de produtos já conhecidos pelo consumidor, agora na versão pet.

 

 

Os gastos com alimentos, roupas, acessórios, tecnologia e serviços de qualidade para animais de estimação estão crescendo e grande parte desse crescimento é fruto da mudança de mentalidade e humanização dos animais de estimação, assimilados como semelhantes a ter filhos. Os “Pais de Pet” estão buscando no mercado ferramentas que facilitem a acessibilidade e a qualidade de vida de seus animais de estimação. Com isso, é interessante propor ferramentas que melhorem os serviços e as experiências dos tutores e de seus filhotes, proporcionando qualidade de vida do nascimento até a morte desses animais.

 

 

DICAS VALIOSAS:

 

  • Pense além do pet-friendly: Reimagine os espaços comerciais oferecidos ao cliente e contribua para a normalização dos bichinhos em espaços comuns. Compreenda e mapeie o seu consumidor “Pai de Pet” e reinvente o seu espaço de venda e o seu serviço para acolher as necessidades e dores do ser humano e do animal, integrando e apreciando a presença de ambos.

 

  • Crie designs inovadores: Eleve as expectativas dos consumidores e proporcione experiências diferenciadas, integrando o ser humano e o animal em um ambiente multiespécies. Faça com que seu serviço priorize o fortalecimento do laço entre o tutor e o pet, incluindo o bichinho em todos os aspectos do estilo de vida do seu consumidor.

 

  • Construa uma comunidade: Conecte-se aos amantes de pets através da sua marca, promova encontros e workshops temáticos e introduza essas pessoas a espaços sociais que mesclam o amor por animais de estimação ao estilo de vida de cada um.

A perspectiva de crescimento da economia do cuidado se estende aos animais de estimação, por isso, é importante para o consumidor que as marcas que reconheçam o papel da saúde, beleza e bem-estar dos animais de estimação, fornecendo soluções eficientes para ajudar os pets a viver, envelhecer e morrer bem.

Contudo, é relevante que as marcas também reconheçam seu lugar de inclusão e normalização dessas novas dinâmicas sociais, começando a introduzir e centralizar os espaços de venda, visando atender aos pais de animais de estimação que escolhem onde passar o tempo com base em quão inclusivo é um espaço para os bichinhos.

 

Imagens: Pexels


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