Responsive Image
29 mai, 2024 Moda / Design indústria têxtil e de confecção
Feiras Têxteis

A indústria têxtil e de confecção vive constantes ciclos de construção e desconstrução frente às demandas dos consumidores e ao comportamento do mercado perante as movimentações globais da indústria da moda. Estar consciente e conectado estrategicamente possibilita a construção de novos direcionamentos, alinhando os direcionamentos de mercado e as vontades do público-alvo de determinada segmentação.

Um dos canais mais abrangentes para o favorecimento das interlocuções entre a indústria, os fornecedores e os empresários são as feiras da indústria têxtil. Esses eventos reúnem profissionais da indústria em torno de exposições, palestras e rodas de conversa para debater e apresentar as inovações e tendências do mercado propostas para o setor têxtil.

 


Esses eventos são as grandes vitrines da indústria da moda para as inovações propostas para o mercado, onde é possível alinhar os direcionamentos de grandes e pequenas empresas com as diretrizes propostas pelo setor. As feiras têxteis possibilitam novos contatos com maquinários de ponta, novas possibilidades de automatização de processos, além de novos modelos de negócios e tendências de consumo definidoras para o mercado de moda.

Ter acesso às últimas tendências e novidades tecnológicas pode ser transformador para um negócio de moda, principalmente quando vistas sob um olhar estratégico, os direcionamentos propostos por essas feiras contribuem na construção de um mercado mais competitivo e assertivo frente as constantes mudanças externas.

 

Imagem: Pexels


 

 

Em quais aspectos participar de uma feira têxtil pode beneficiar os empreendimentos do setor?

 

  • Análise de Mercado

Estar presente em feiras têxteis permite observar de perto o que os concorrentes estão propondo para o mercado. Ter a oportunidade de conhecer as práticas e os níveis de produtividade de outras empresas, além de trocar conhecimento com esses

empreendedores, pode inspirar novas estratégias para implementação de melhorias sistêmicas que ofereceriam mais eficiência e segurança na tomada de decisão.

 

  • Negócios

Feiras têxteis oferecem grandes oportunidades para o fechamento de negócios, possibilitando o contato direto e indireto de potenciais parceiros e clientes. Além disso, é comum encontrar empresas disponibilizando ofertas e condições especiais durante esses eventos, sendo interessante para negócios atuais e futuros, já que o ambiente das feiras favorece potenciais parcerias.

 

  • Contatos

Os contatos adquiridos durante as feiras são um dos aspectos mais valiosos de eventos desse tipo. Lugares esses que proporcionam um ambiente informal e casual para conhecer profissionais do setor, trocar conhecimento e construir relações comerciais que podem render ideias futuras.

 

Imagem: Freepik


Além de oportunidades comerciais e novidades sobre o setor, feiras têxteis são fontes valiosas de conhecimento técnico. Aproveitar estrategicamente as informações adquiridas nesses eventos pode significar um aumento significativo na produtividade de uma empresa.


Compartilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

assine nossa newsletter
E RECEBA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!