Responsive Image
10 ago, 2023 Moda / Design sustentabilidade moda
INSPIRAÇÕES NAS NOSSAS RAÍZES

 

A jovem designer coreana Sun Lee encontrou uma inspiração singular retrabalhando um papel tipicamente coreano (hanji) que foi cortado, rasgado e enrolado à mão para desenvolver uma coleção cápsula de 6 peças batizada de “Consumo do Patrimônio”.

O papel Hanji é produzido embebendo a casca da amoreira para transformá-la em polpa. A seiva pegajosa de uma planta de hibisco é então adicionada e, em seguida, a mistura é colocada em folhas em uma tela de bambu. O papel é conhecido por suas propriedades de durabilidade, isolamento e ventilação. Muitas vezes, é usado como cortinas ou portas, para ajudar a controlar a temperatura dentro das casas de madeira tradicionais.

 

 

Visando destacar materiais e métodos tradicionais da produção local num contexto totalmente contemporâneo, as peças modulares podem ser colocadas em camadas umas sobre as outras e são projetadas para serem facilmente recicladas. Num diálogo entre passado e presente, é baseada em três princípios - efemeridade, descartabilidade e sustentabilidade- resultante de um questionamento da designer sobre a quantidade de resíduos de roupas jogados fora no final de cada temporada.

Entenda o processo de criação no vídeo abaixo:

 

 

Leia mais em Dezeen 

 


Compartilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

assine nossa newsletter
E RECEBA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!