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10 ago, 2023 Moda / Design
ITENS BÁSICOS: O LIFEWEAR DA MARCA UNIQLO

 

Um dos nichos de mercado ainda bem pouco explorado no Brasil é o de produtos básicos/essenciais e inteligentes. Embora existam diferentes formas de definir esta categoria de acordo com a persona da marca, em geral, entendemos como itens básicos aqueles que possuem formas e cores atemporais e que servem de suporte para a montagem de diferentes looks, já que proporcionam possibilidades infinitas quando se trata de misturar e combinar dentro deles ou com outras peças da coleção.

Aqui no Brasil, quando falamos em “básicos” associamos imediatamente à marca Hering. Reconhecida por mais de 90% dos brasileiros, atendendo ao público feminino e masculino, se destaca pela ampla aceitação em todas as classes sociais e faixas etárias.

No mercado global, a marca Uniqlo (1984) se tornou um exemplo de básicos bem-sucedidos nos últimos anos. Alguns dos principais fatores de sucesso incluem seu compromisso inabalável com a inovação e sua cultura de empresa que incluem princípios como colocar os clientes em primeiro lugar, retribuir à sociedade e ser auto disruptiva.

 

Atualmente, é a segunda maior varejista de roupas do mundo, que continua crescendo cada vez mais. É a maior marca da Fast Retailing, conhecida por seu básico de qualidade cujas melhores características fundem função e inovações em materiais e moda. Baseada no conceito Lifewear (última moda para o dia a dia), busca criar roupas simples e de qualidade que satisfaçam plenamente as necessidades diárias e que enriqueçam a vida de todas as pessoas em todos os lugares.

Sem possuir sequer uma única fábrica, terceiriza toda a produção para fábricas parceiras focado num relacionamento ganha-ganha. Os centros de P&D da UNIQLO pesquisam constantemente o que há de mais moderno em novos materiais e modas globais, além de desenvolver produtos para satisfazer as necessidades dos clientes e identificar necessidades novas com um ano de antecedência. Seu modelo de negócio unifica todo o processo de fabricação de roupas - desde o planejamento e design até a produção, distribuição e varejo -. Apesar de 2020 ser um dos anos mais desafiadores para os varejistas na história moderna, a UNIQLO seguiu em frente e abriu uma série de novas lojas líderes globais e de grande formato em locais urbanos nobres no Japão, resistindo à economia pandêmica e transformando a crise em oportunidade.

Modelo de Negócio Unificado -Uniqlo

 

A agência de Inteligência de Mercado de Varejo EDITED fez uma análise dos pontos fortes que mantém a marca em posição de liderança de mercado. Veja a seguir:

  1. Digital First (em primeiro lugar, um modelo digital)

Desde 2016, a empresa tem priorizado seus investimentos no e-commerce, estratégia que permitiu permanecer numa posição bastante confortável durante os bloqueios do ano passado.

 

“Somos uma empresa de varejo digital de consumo”

Tadashi Yanai, CEO da Fast Retailing

 

  1. Vestuário técnico

Apesar de muitas vezes ser confundida com uma marca de fast fashion, a inovação em produtos transcende tendências e populariza a marca por fornecer funcionalidade, facilidade e utilidade na vida de seus consumidores. A tendência da Uniqlo por tecnologia também se reflete em sua oferta de produtos: a Uniqlo redefiniu o vestuário ao ser pioneira no AIRism, sua tecnologia de condicionamento de conforto, e HEATTECH, um material de retenção de calor.

  1. Feito para todos

Com sua base de clientes abrangendo todas as idades, históricos demográficos e econômicos - a Uniqlo conquista o apelo de massa -, todos os itens são simples e harmônicos uns com os outros. Assumindo o compromisso de apoiar a diversidade e a inclusão, tem adequado o dimensionamento de seus produtos de acordo ofertando produtos com tamanho estendido, desde o XXS até tamanhos   que vão até o 3XL masculino e o XXL feminino.

  1. Preço alvo

O posicionamento de preços da Uniqlo é único, com ênfase de 28% no sortimento na faixa de preços abaixo de US$ 10. Apenas 10% de sua variedade masculina e feminina custam mais de US$ 50.

  1. Sortimento Moderado

Para o segundo maior varejista do mundo, a variedade de produtos da Uniqlo não é tão grande e revela uma sazonalidade bem definida. Além disso, a Uniqlo reduziu sua variedade ao longo do tempo. Para provar que não é apenas um efeito colateral do COVID, a EDITED comparou o número de produtos em estoque agora com o da pré-pandemia de 2019, observando uma queda de apenas 2%.

Observe o gráfico comparando o número de peças em estoque da Uniqlo com a Zara e H&M, em fevereiro de 2020.

A empresa aborda o design de produto com muito cuidado. A ênfase da Uniqlo em roupas básicas o ano todo significa que a marca não está submetida às tendências da moda sazonais com longevidade limitada. Enquanto outras marcas mantêm 66% dos seus produtos por apenas 3 meses, 32% dos itens da Uniqlo estão disponíveis entre seis e nove meses.

  1. Design

A variedade da Uniqlo oferece a quantidade certa de exclusividade graças a duas coisas: colaboração e personalização. O varejista tem um histórico de parcerias com talentos do setor. Essas colaborações e acordos de licença com a Disney injetam luz, elevando o perfil da linha tradicional. Com o varejo físico em hiato, a customização online da Uniqlo para blazers e camisetas agrega valor a esses produtos, que são difíceis de vender sem experimentar.

Coleção JW Anderson/Uniqlo- Verão 21

  1. Ênfase de categoria

Meias e acessórios são os principais itens de guarda-roupa que precisam ser substituídos com mais frequência do que vestidos ou jeans. Esses itens amigáveis ​​ao bolso, que suportam o preço médio de US$ 10, tem sido uma jogada inteligente durante a economia pandêmica, já que os consumidores estão mais frugais do que nunca com seus gastos. Eles também atuam como iscas para fazer com que os consumidores se interessem por produtos mais caros, que podem entrar na Internet para comprar itens essenciais como meias Uniqlo ou uma máscara de AIRISM e descobrir um casaco de penas sem costura de US$ 179,90.

  1. Sustentabilidade

Os compromissos ecológicos e o design atemporal da Uniqlo tocam os consumidores da geração Y e da Geração Z, que se alinham com marcas que compartilham seus valores essenciais.

Procurando ser transparente sobre suas políticas e práticas para gerenciar alguns problemas materiais, iniciativas sustentáveis ​​estão presentes em produtos da marca. No jeans, se desenvolveu um método -BlueCycle- que reduz a água na produção e acabamentos em até 99% e usa técnicas a laser como uma alternativa aos processos manuais, como lixar. No final de 2019, seu revolucionário tecido DRY-EX, usado nas camisas polo masculinas e usado por atletas profissionais, passou por uma atualização ecológica utilizando em torno de 75% de PET reciclado de garrafas de poliéster, reforçando o compromisso da Uniqlo com a sustentabilidade. Além disso, foi lançado no ano passado o Re.Uniqlo o programa de reciclagem da marca em que peças usadas são recicladas e revendidas ou distribuídas para grupos de pessoas carentes, como refugiados.

Fontes: UniqloEdited

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