Responsive Image
LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO DA COR E DA FORMA_ Parte 1

 

Projeto de Iniciação Científica: Faculdade Design de Moda SENAI CETIQT/ Inova Moda Digital

Os professores Amanda Vasconcellos e João Dalla Rosa, do curso Design de Moda da faculdade SENAI CETIQT, e os alunas Mayara Taciano de Azevedo, Clara Mônaco, Flávia Cinelli, Danielle Silva Lia ,Danielle Silva Lia (forma ) e Antonia Delgado Andrade e Luiza Martins de Souza (cor), se dedicaram a desenvolver um projeto de Iniciação Científica a partir de pesquisas exploratórias, no âmbito da cor e da forma, tendo como diretrizes as macrotendências de outono / inverno 2021 (Antídotos) da plataforma Inova Moda Digital.

Segundo o Professor João Dalla Rosa orientador do tema experimentação da cor, a pesquisa seguiu etapas que privilegiaram o contato com as macrotendências para, posteriormente, a experimentação através das cartelas de cores indicadas em cada um dos perfis.

Pela publicação conter muitas imagens que fornecem indícios visuais das macrotendências, elas foram utilizadas para a exploração de harmonias e escalas de cores, que auxiliam a observação das proporções de uso das cores em combinações. Assim, criaram-se inúmeras escalas cromáticas. Elas, em uma etapa seguinte, foram classificadas de acordo com segmentos de consumo. Essa atividade favoreceu o exercício de análise simbólica dos resultados e sua aplicação ao mercado de moda.

Por fim, as escalas mais importantes foram selecionadas e transformadas em harmonias. Nesse estágio, houve uma atenção muito forte à criação de uma forma de apresentação dos conjuntos cromáticos de acordo com o perfil de cada macrotendência. Com isso, os resultados apresentados permitem alguns direcionamentos para o olhar do público, embora muitas possibilidades ainda possam surgir.

A professora Amanda Vasconcelos comenta ter iniciado a pesquisa com seus alunos a partir da interpretação de cada macrotendência, identificando suas respectivas influências, silhuetas, materiais, cores e estampas. Os resultados desta etapa inicial foram compilados em moodboards e “receitas” que proporcionaram a direção criativa da etapa seguinte, as experimentações tridimensionais.

Neste processo, os alunos exploraram diferentes formas e modelagens a partir da manipulação livre de peças de roupas sobre o próprio corpo ou sobre um manequim, visando alcançar os shapes característicos de cada macrotendência. Os resultados das experimentações 3D foram fotografados e as imagens utilizadas na etapa final, onde foram realizados experimentos bidimensionais a partir da manipulação digital das formas sobre uma base de croqui.

Como resultado final, foram gerados croquis digitais que podem ser considerados como produtos origem, permitindo diversas possibilidades criativas na elaboração de propostas comerciais para coleções de moda.

A seguir apresentamos os resultados finais desta pesquisa realizada ao longo dos últimos meses, em três partes, segmentadas de acordo com os temas e seus respectivos sub-temas, publicados no relatório Out/Inverno 21 -Antídotos.

Tema: Esperança

MÍSTICA

“O processo de desenvolvimento do trabalho experimental foi construído, na primeira parte, a partir de experimentações no manequim, feitas com formas mais livres. Já na manipulação digital, foram selecionadas as formas que melhor se encaixavam no conceito da macrotendência esperança, conceito esse evidenciado pelas golas altas, formas assimétricas, formas retas e não volumosas em saias e calças. E em algumas dessas foram mantidas as proporções encontradas no manequim, enquanto outras foram ampliadas para melhor adequação. ”

Criativa: Mayara Taciano de Azevedo

Experimentação Cor

 

Experimentação Forma

 

Experimentação Forma e Cor

 

GAIA

“Durante o processo de manipulação digital para a composição da silhueta para a macrotendência Esperança, mantive em mente alguns pontos que considerei essências para sua identificação, tais como: golas altas, referência a elementos naturais e a assimetria. Além destes elementos, os cortes retos, formas geométricas e o formato das mangas também foram importantes durante todo o processo de criação. Essas características são evidentes nas roupas que apresentam golas altas, mesmo que exageradas, mangas e decotes assimétricos, formas naturais decorrentes do drapeado dos tecidos e do modo que foram trabalhados digitalmente.”

Criativa: Clara Mônaco

Experimentação Cor

ExperimentaçãoForma

 

Experimentação Forma e Cor

(Continua)


Compartilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

assine nossa newsletter
E RECEBA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!