Responsive Image
10 ago, 2023 Moda Circular
Le Qara – Couro de laboratório para uma moda biodegradável e vegana

 

Le Qara traz uma alternativa para o consumo de couro animal utilizando a biotecnologia para criação de novos materiais ecológicos destinados a indústria da moda. O projeto fundado por três mulheres peruanas é a primeira iniciativa latino-americana selecionada como uma das cinco vencedoras do Global Change Award em 2019. Inspiradas a propor um caminho mais sustentável para alguns problemas encontrados na cadeia produtiva convencional do couro, a startup desenvolveu, um processo de produção para o bio leather a partir do uso de microrganismos alimentados com plantas e resíduos de frutas, obtendo como resultado um material 100% biodegradável, respirável e com a resistência semelhante à do couro animal.


O cultivo do couro ecológico é realizado em laboratório e dura entre 30 e 70 dias, somado a isto, o processo não envolve a geração de qualquer resíduo, pois toda sobra pode ser reutilizada em uma nova tiragem de material. O processo permite ainda customizar as características estéticas do insumo para atender às necessidades do mercado, como desenvolver diferentes texturas, padrões, espessuras e cores.


O material já teve suas propriedades de resistência a tração e calor testado e certificado por um laboratório em São Francisco em paralelo, a empresa está desenvolvendo a patente do produto vegano junto a KTH Royal Institute of Technology em Estocolmo.


As inovações propostas pela Le Qara apoiam a transição para uma moda circular, com um processo sem desperdício e facilitando a adoção de materiais alternativos, para atender uma demanda do mercado de matérias-primas sustentáveis e livre de origem animal.

Leia mais sobre o Global Change Award aqui.

Imagens: Le Qara


Compartilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

assine nossa newsletter
E RECEBA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!