LIÇÕES APRENDIDAS PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DE 2021
Já está até bem repetitivo falar que 2020 foi um ano em que o mundo passou por mudanças extraordinárias e inesperadas e que também fez com que nós tivéssemos que nos adaptar rapidamente para aprender a conviver com o vírus e a lidar com esse “novo mundo”.
2020 também foi, sem dúvidas, um ano de grande aprendizado, e neste começo de um novo ano só temos a certeza de que ainda precisamos ser cada vez mais criativos (coletiva e individualmente) para lidar e mitigar os impactos do período pandêmico em nossos negócios.
É hora de arrumar a casa para receber 2021. Por esta razão, aqui iremos apresentar um breve resumo das principais mudanças que já estavam em curso e se confirmaram durante o ano que passou para facilitar que as empresas adaptem seu planejamento estratégico e tomem medidas operacionais relevantes, no que se refere à planejamento, desenvolvimento e comunicação de produtos de moda. Assim sendo:
Essas transformações, por sua vez, são determinantes para definir os principais desafios que as empresas precisarão se adequar e superar, dando lugar para novas possibilidades, lembrando que isso se aplica não só à economia, mas também às interações sociais e comportamento dos indivíduos. Os cenários apresentados a seguir não são profecias, porque ninguém pode saber o que as próximas semanas ou meses trarão. São orientações e ideias baseadas em fatos e análises das estratégias adotadas por empresas de diferentes portes de forma a construir futuros possíveis e melhores, ao longo desta transição para um mundo pós coronavírus.
1º Desafio: Priorizar as pessoas (consumidores reais ou potenciais) e os colaboradores dentro e fora da empresa.
Necessidades e padrões de comportamento do consumidor foram alterados após a fase de isolamento social. Através da crise, as pessoas chegaram a novos insights e as rotinas cotidianas passaram por uma transformação, seja em casa, no trabalho ou lazer, criando dois grandes principais vetores de comportamento: introversão e convergência x extroversão e divergência.
Como lidar com essa situação? Exercitando a empatia para nortear suas ações, abraçando a diversidade e aprendendo com pensamentos diferentes do seu.
Lembre-se:
- Não somos iguais, não reagimos da mesma forma. Fique de olho nas possíveis mudanças de comportamento de seus consumidores;
- Entenda que os padrões de beleza nunca foram tão abrangentes, abrindo o apetite por uma auto expressão cada vez mais diversificada;
- Inclua outras vozes, ouça diferentes opiniões no processo de design. Isso criará confiança e lealdade;
- Tenha equipes tão diversificadas quanto seus clientes;
- Construa laços mais profundos entre sua marca e as pessoas (parceiros, fornecedores, colaboradores, consumidores e sociedade); crie uma comunidade que compartilhe um maior senso de propósito pautada em valores como dignidade, segurança e justiça.
2º Desafio: Manter uma cultura de planejamento flexível e de resiliência.
A Covid-19 destacou a necessidade de uma mudança na mentalidade de pensar em lucratividade. Em um cenário ainda sensível, é estratégico priorizar o que é realmente importante e o que cria valor para o consumidor, ou seja, o que ele considera relevante para investir é uma atividade bastante complexa. Mantenha-se em estado de alerta e com um plano B como trunfo caso haja necessidade de mudar o percurso. E mais:
- Conserve uma abordagem mais focada na demanda; abra espaço para respostas mais rápidas e flexíveis no seu mix de produtos.
- Simplifique as coleções para evitar o excesso de estoque (itens de baixa complexidade operacional);
- Menos é melhor: Reduza os volumes e aposte nas categorias mais lucrativas; encontre maneiras de aumentar o preço total de vendas para reduzir os níveis de estoque.
3º Desafio: Aprimoramento digital
O período de “transformação digital” já é um discurso quase do passado; no primeiro semestre de 2020 fomos capazes de dar um salto para um mundo tecnológico e conectado. Destacado um dos 10 temas da indústria da moda que definirão a agenda em 2021, a adesão ao universo digital passou para um nível de interações digitais cada vez mais sofisticadas. os jogadores da moda devem otimizar a experiência online e o mix de canais, ao mesmo tempo que encontram maneiras persuasivas de integrar o toque humano.
- Monitorar mudanças de comportamento dos consumidores integrando dados e informações dos diferentes canais (ponto de venda, redes sociais e e-commerce).
- Utilizar ferramentas de controle e planejamento digitais para melhorar o lead-time e otimizar a capacidade e a qualidade de resposta da empresa (criativa e operacional).
- Otimizar a experiência online, os pontos de contato com o consumidor e o mix de canais e, ao mesmo tempo, encontrar maneiras persuasivas de integrar o toque humano. Pesquisas apontam que muitas marcas em todo o mundo ainda não acertaram o ponto no que se refere às experiências de compra on-line, seja pelas redes sociais ou sites.
As 3 principais prioridades do consumidor quando se trata de experiências on-line são:
- Conseguir o melhor negócio possível (disponibilidade, preço, velocidade, flexibilidade e agilidade);
- Sentir-se valorizado como cliente;
- Ter uma experiência perfeita e personalizada em todos os dispositivos e canais (site, Instagram, WhatsApp e ponto de venda físico, entre outros)
Um exemplo bacana sobre iniciativas é o da marca de moda jovem e sustentável dinamarquesa -@ganni - publicado em 08 de janeiro 21 na sua página do Instagram sob o título “5 coisas que fizemos certo no ano passado”. No post, eles comentam um balanço das realizações e lições aprendidas em 2020, para que possam fazer melhor em 2021.
Imagem: @ganni
#1 Princípios de empoderamento das mulheres
90% da equipe Ganni é formada por mulheres, assim como a maioria da base de clientes, tornando-as o coração de tudo que fazemos. Esse posicionamento foi afirmado a partir do comprometimento com os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), estabelecidos pelo Pacto Global da ONU e pela ONU Mulheres. Trata-se de um conjunto de princípios que oferecem orientação às empresas sobre como promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho, mercado e comunidade.
#2 Benvinda Ganni 3.0
A pandemia mostrou ser necessário reavaliar o modelo de negócios assim como aceitar aspectos que não eram sustentáveis no futuro, nem fortes o suficiente para resistir a interrupções.
#3 Aumentar a rastreabilidade da cadeia de suprimentos
Para 2021, o plano é atingir a meta de 100% de rastreabilidade da cadeia de suprimentos em todos os níveis, ou seja, garantir a transparência dos processos e assumir um controle maior nos níveis de qualidade ofertados aos clientes.
#4 Expandir o uso de tecidos responsáveis
Para a próxima coleção Primavera Verão 21, 73% dos tecidos tradicionais forma substituídos por materiais sustentáveis e que atendam critérios de pelo menos 50% de sua composição reciclada ou orgânica.
#5 Construir o futuro das vendas por atacado
Anteriormente, a equipe Ganni de vendas viajava para as principais capitais da moda 4 vezes ao ano. A partir de maio de 2020, houve a necessidade de repensar os processos rapidamente para descobrir uma forma segura de manter as vendas.
DESAFIO
Já parou para planejar o novo ano? Quais foram as suas lições aprendidas em 2020?