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Live - Revoada

 

A Revoada nasceu em 2013, a partir da vontade de empreender com um olhar transformador para um mundo mais justo e sustentável. As duas amigas Itiana Pasetti, vinda da moda e Adriana Tubino, formada em comunicação, se uniram entorno da ideia de diminuir os impactos da indústria da moda e desenvolver produtos a partir dos excessos, tratando o lixo como princípio criativo.

O modelo de negócios da Revoada, se configura como uma marca de moda sustentável, que divide sua abordagem entre vendas ao consumidor final e linha de brindes corporativos (B2B), além de uma consultoria direcionada a práticas de economia circular para as empresas.

Desde sua fundação a marca começou a prototipar seu processo produtivo, já com um olhar circular para que seus produtos não retornassem ao descarte em aterros sanitários. A escolha não convencional da matéria-prima da câmara de pneu e o tecido de guarda-chuva precisou da construção de uma cadeia de fornecimento e produtiva, desenvolvida a partir de muita pesquisa e experimentação na busca de uma metodologia chamada de Design Vital.

A prática promotora de impacto positivo norteia tanto os projetos internos como as consultorias aplicadas em outras empresas e é definida pela marca como “a inteligência sustentável da Revoada”, o Design Vital nasce do projeto de design com o propósito de potencializar a vida, o ganha-ganha, o que é vital para um desenvolvimento positivos para todos. Foi construído de forma híbrida a partir da experiência com a criação de produtos sustentáveis da marca, somados a ferramentas e diversas abordagens de conhecimento como o Cradle to Cradle, o Design Thinking, a Economia Circular e a Fluxonomia 4D.

Imagem: Mandala Design Vital, Live Revoada: Uma Prática de Design Vital.

O processo operação da marca se inicia com a compra e coleta de resíduos para ressignificação, as câmaras de pneus são obtidas diretamente nas borracharias ou parcerias com fabricantes do material. Já os tecidos de guarda-chuva são adquiridos direto de catadores de lixo nas unidades de triagem de lixo seco. Logo após os materiais passam por higienização, realizada em uma lavanderia industrial com certificação de tratamento da água, que na sequencia são distribuídos para produção, de lotes já vendidos previamente, confeccionados em pequenos ateliês de costura e cooperativas de costureiras. Por fim, a empresa atua junto aos consumidores para cuidar da logística reversa na coleta e reaproveitamento dos produtos como novas matérias-primas, destinando os recursos para um novo ciclo de vida.

A construção de uma consciência sobre o impacto positivo que a moda pode gerar está presente nas ações propostas pela marca, resultando na geração de renda para as pessoas envolvidas no processo, com foco na responsabilidade socioambiental e que potencialize o consumo consciente. Estes impactos são refletidos nos seguintes números (Revoada, 2021):

  • 17 Toneladas de Câmaras Reinventadas;
  • 16 Mil Unidades de Guarda-Chuvas Reinventados;
  • + de 500 Famílias Beneficiadas Pela Renda Gerada;
  • + de 100 Mil Pessoas Impactadas Através Do Projeto.

No último dia 11/02 às 16h, o SENAI CETIQT apoiado pela Laudes Foundation convidou Itiana Passetti, Empreendedora Social, Biodesigner e Co-fundadora da Revoada, para uma conversa sobre o tema Revoada: uma prática de Design Vital.  Nesta apresentação, conversamos sobre o que é design vital e sua aplicabilidade na prática, através de cases desenvolvidos ao longo dos 10 anos de história da marca. Mostrando que moda, design e sustentabilidade podem caminhar lado a lado.

 

Saiba mais sobre a Revoada aqui.  

Saiba mais sobre a metodologia do Design Vital aqui.

Assista a Live Roupa Viva - a Moda Além do Produto, aqui. 


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