Marketing Multissensorial
A era da transformação digital gerou um aumento significativo na relação de oferta e procura, o que não só impactou diretamente na competitividade do mercado como transformou o modo de consumir e interagir com um produto. Tantas modificações trazem nuances de aspectos positivos e negativos que modificam as relações de consumo e a visão do consumidor, gerando a necessidade de implementar estratégias pautadas em estudos aprofundados sobre o púbico consumidor, compreendendo a amplitude dos seus desejos e das suas dores, para que tanto os produtos ofertados como a maneira de ofertá-los visem a fidelização e a atração do cliente.
Nesse cenário, refletir sobre o impacto da informatização e da hiper conexão nos modos de consumo possibilita a criação de experiências autênticas e alinhadas e como as percepções de mundo das novas gerações, que trazem à tona pessoas super estimuladas pelas dinâmicas instantâneas promovidas pela indústria. Dessas situações, nasce o desejo do consumidor por estímulos mais autênticos e envolventes, que o instiguem de formas não convencionais e criem uma atmosfera de atratividade que aumenta as chances de construir uma relação de consumo sólida, pautada em momentos memoráveis e experiências diferenciadas.
Nesse contexto, o Marketing multissensorial se apresenta como uma poderosa ferramenta para impulsionar a experiência do cliente durante o processo de compra. Entrar em contato com estímulos multissensoriais, ou seja, que abrangem mais de um ou todos os sentidos humanos – tato, olfato, paladar, audição e visão – proporciona uma experiência de compra mais complexa e impactante, transformando o produto em algo vivo e interativo, deixando de lado conceitos antigos que restringem a percepção do consumidor.
Com essa ferramenta, é possível ampliar os modos de apresentar um produto e os seus benefícios, contribuindo na compreensão do todo pelo próprio indivíduo sem que a marca precise dizer uma palavra sequer. Estimular aspectos sensoriais da percepção humana e contribuir para a criação de um ambiente aconchegante e positivo, ajudando a marca a criar uma atmosfera favorável e convidativa.
Como utilizar os cinco sentidos em uma ação de marca?
Audição: Música, sons ambientes e jingles publicitários.
Olfato: Aromas específicos que remetem aos produtos.
Paladar: Degustações de produtos alimentares.
Tato: Texturas, formas e sensações ao tocar produtos ou materiais.
Visão: Cores, formas, design de embalagens e branding visual.
A memória afetiva e o reconhecimento de marca são aprimorados pela estimulação de múltiplos sentidos, uma vez que esta abordagem contribui para a criação de memórias mais sólidas e duradouras, facilitando a lembrança e identificação da marca pelo consumidor. Em mercados saturados, essa estratégia sensorial pode ser um diferencial competitivo importante.
Proporcionar experiências sensoriais únicas permite que a marca se destaque dos concorrentes, reforçando sua identidade. Além disso, os sentidos possuem uma conexão direta com as emoções, e, ao envolver o consumidor de maneira multissensorial, a marca consegue construir vínculos emocionais profundos.
Esse engajamento emocional enriquece a experiência do cliente, tornando-a mais satisfatória e memorável. Consequentemente, uma experiência de compra positiva e impactante não só aumenta a satisfação do cliente, mas também potencializa as vendas e fortalece a lealdade, consolidando a marca no mercado de maneira diferenciada.
Tenha atenção em alguns pontos:
Experimente engajar mais de um sentido: envolva múltiplos sentidos ao mesmo tempo a fim de evocar respostas emocionais e criar relacionamentos mais profundos com os consumidores.
Evocar emoções e educar: faça com que os consumidores sintam diferentes emoções e utilize o marketing multissensorial para educá-los em larga escala sobre questões importantes.
Tenha consciência das deficiências sensoriais: comprometa-se com a inclusão e esteja atento às deficiências sensoriais, adotando uma estratégia cuidadosa nas mensagens de marketing.
Proteja a sua iniciativa de marca multissensorial: garanta que ela encoraje o engajamento sem superestimular consumidores com sensibilidades sensoriais. Mantenha o foco na experiência do usuário para assegurar que ela seja acessível.
Crie elementos interativos em sua experiência multissensorial: incentive a participação e envolvam os sentidos para tornar sua loja um espaço acolhedor. Ofereça recursos únicos que incentivem os consumidores a se engajarem com a sua marca.