MÍSTICA: MATERIAIS DO FUTURO
MATERIAIS DO FUTURO (atualizado 24/05/2020)
De tecidos que geram energia através do movimento, aos que possuem propriedades de proteção (tão em voga e necessários atualmente) até embalagens, os materiais do amanhã serão mais inteligentes, mais fortes, mais dinâmicos e menos prejudiciais ao meio ambiente. O campo da ciência dos materiais está em franca evolução e repleto de potencial para as marcas que estiverem prontas para aproveitar suas inovações e responder à demanda dos consumidores.
Desenvolvido em colaboração com um microbiologista , a pesquisadora e designer Rosie Broadhead revela a 'Skin II', um body futurístico que anula o odor do suor por meio da inserção de bacterias saudáveis (probióticos) em áreas estrategicamente posicionadas que são ativada pelo suor dos usuários, resultando em um efeito desodorizante. Além de reduzir o odor corporal, as bactérias probióticas também promovem uma pele saudável, incentivando a renovação celular e melhorando o sistema imunológico da pele e também permite que as roupas sejam lavadas com menor frequência, diminuindo o uso de máquinas de lavar.
O Black Squid Jacket é uma jaqueta da marca Vollebak totalmente à prova d'água (incluisive ziper e bolsos) e à prova de vento que imita uma das inovações mais impressionantes da natureza - a camuflagem adaptativa da lula. Desenvolvida com esferas microscópicas de vidro com estrutura disruptiva, tem a capacidade de tornar-se altamente visível ou invisível de acordo com estimulos do ambiente. Quando exposta à pouca luz, a jaqueta assume a cor de preta metálica e opaca, similar ao óleo; quando exposta à luz brilhante (sol ou flash), a jaqueta reflete instantaneamente todas as cores do espectro.
As duas propostas levam em conta, considerações que as marcas e seus parceiros devem adotar quando se trata de sustentabilidade, responsabilidade e total transparência na divulgação de seus produtos e projetos,
Quando se trata de materiais, existem poucas circunstâncias em que há uma resposta clara e certa. Normalmente, os clientes estão tão distantes do processo de produção que é muito fácil manter o verdadeiro "custo" da produção em silêncio o que pode marcarar más condições de trabalho, trabalhadores mal remunerados e subprodutos poluentes. No entanto, se consumidores e empresas começarem a questionar a ética e os processos, de marcas e fornecedores ao invés de fechar os olhos, nossas vozes coletivas poderão ser ouvidas. A sustentabilidade pode parecer um luxo às vezes, mas é uma necessidade se tivermos em mente a ideia de continuarmos gerando produtos e consumindo bens no futuro.