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Moda Adaptável e inclusiva

 

Roupas mais democráticas, mais inclusivas para todos os corpos são uma demanda nos dias de hoje e por conta disso marcas e varejistas estão percebendo a importância de reconhecer o lugar dos portadores de deficiência no mercado de moda. Este passa ao largo do lugar no qual o deficiente é uma pessoa que precisa ser consertada, mas sim de inclusão. Portanto a representação mais real e inclusiva se torna um desafio para o mercado projetar e produzir com mais consciência.

A ASOS foi uma das primeiras marcas que se atentou a essa demanda. Em colaboração com a para-atleta Chloe Ball-Hopkins, criaram uma peça de moda que atendesse suas necessidades. O macacão foi modelado pela própria Chloe e inclui punhos ajustáveis e um zíper na cintura, facilitando o acesso e a retirada do traje. A intenção sempre foi projetar um produto que fosse adequado para todos os clientes e não somente aos usuários de cadeira de rodas.

 

 

 

 

Seguindo o sucesso de uma linha criada em 2016 para crianças em parceria com a Runway of Dreams , Tommy Hilfiger , em sua coleção de primavera-verão 2018 incluiu uma linha de roupas adaptáveis com botões magnéticos, bainhas ajustáveis e fechos de velcro para homens e mulheres. A Runway , uma organização sem fins lucrativos desenvolve um trabalho para um futuro de inclusão, aceitação e oportunidade na indústria da moda para pessoas com deficiência. Sua fundadora, Mindy Scheier, designer de moda e mãe sentiu necessidade, depois de seu filho nascer com distrofia muscular, de encontrar roupas adaptadas, modernas e confortáveis e fundou a instituição que reúne pesquisas, estudos, desenvolvimento e suporte para que marcas tenham linhas com roupa adaptável às pessoas com deficiência, para que estas tenham mais confiança, bem-estar e autoestima.

 

 

 

 

 

 

 

 

A Zappos , Kohls , também são marcas que seguem nesse fluxo de inclusão consciente e consistente. Porém, essa reflexão mais realista da deficiência e necessidades especiais no mercado de moda precisa ir além da pura tendência para se tornar parte integrante deste.

Leia mais em Marketing Week , Fio da Meada e J. Walter Thompson Intelligence .

Foto de capa ASOS 

 


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