Responsive Image
10 ago, 2023 Moda Circular
MUD Jeans – Repensando modelos de negócios e o consumo de Jeans

 

Referência em práticas circulares para a cadeia do jeans a marca holandesa MUD Jeans, alinhou sua atuação implementando um sistema de locação de peças confeccionadas com algodão orgânico com a finalidade de fechar o ciclo produtivo. Os produtos da empresa são projetados para serem reciclados, onde todos os detalhes são levados em conta desde a substituição do tradicional couro utilizado nas etiquetas, por um tecido que colabore com o processo de reciclagem, além de adotar métodos de tingimento natural e que provoquem menor consumo de água.

Em busca de um mundo sem desperdícios, foi lançado em 2013 o projeto Lease A Jeans, que permite que seus consumidores aluguem seus jeans sustentáveis ​​e, depois de usá-los, possa trocá-los por um novo modelo (após um período de 12 meses), renovando a assinatura ou devolvendo as peças antigas para fins de reciclagem ou reparo. 

A proposta fomenta o conceito de acesso versus propriedade, colocando os produtos como ativos da empresa onde o consumidor se torna usuário das matérias-primas e de toda a tecnologia empregada, pagando somente pelo desempenho. Sob a ótica do negócio, fomenta as práticas de reciclagem já empregadas e garantem que os insumos continuem de maneira eficiente no ciclo produtivo (até 40% da composição das peças produzidas são de fibras recicladas), uma alternativa para as vulnerabilidades da cadeia suprimentos do algodão orgânico, que nos últimos anos se sofreram constantes variações. Fortalece o relacionamento com o cliente através de uma comunicação sobre o consumo consciente e a oferta de serviços para o reparo do produto.

Com todas as decisões guiadas pelos princípios da economia circular a MUD Jeans trilha um caminho de reponsabilidade e ética sem desperdícios para o seu negócio e para o planeta.

 

Leia mais sobre a MUD Jeans aqui.

Imagens: MUD Jeans


Compartilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

assine nossa newsletter
E RECEBA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!