Responsive Image
10 ago, 2023 Moda / Design
Multissensorial

Em um cenário bastante disputado, se destacar nunca foi tão difícil, entre varias telas e excesso de informações. Criar estratégias de vendas e marketing que aliem experiências multissensoriais para construir uma conexão mais autentica com os consumidores têm sido o investimento atual de marcas que querem assumir a dianteira no mercado.

Mais do que o estimulo de apenas um dos sentidos humanos torna-se interessante mesclar no mínimo dois ou mais deles gerando um impacto mais decisivo.

O diretor de marketing da Mastercard, Raja Rajamannar, que lançou no inicio do ano o livro "Quantum Marketing”, fala que envolver os cinco sentidos é a chave para atrair o coração e a mente de seus clientes. Uma marca conectada ao sensorial é aquela onde os sons, cheiros, sabor e toque são todos exclusivos dessa dela e são reconhecíveis por ela.

E menciona, também, que muitos dos conceitos ligados ao marketing estão se tornando obsoletos, pois não estão alinhados com a mudanças e os anseios do consumidor. Quem nunca pulou anúncios ao assistir vídeos no youtube?

Muitos destes recursos já são utilizados por muitas marcas mesmo antes desta nova abordagem multissensorial. Quem não tem em sua memoria olfativa o cheiro icônico dos sapatos da marca Melissa? Ou o som da assinatura sonora do Netflix, similar a um gongo (“tum-dum)?

Refletir sobre isso nos coloca algumas questões: Como criar uma narrativa emocionando pessoas e tentando dissolver a fronteira virtual-real nem que seja por um instante de um reels, stories ou postagem, vídeo numa rede social? Como podemos naturalizar o virtual? Usando a imaginação do consumidor e a tecnologia ao favor da história que a marca queira contar. Nunca a narrativa foi tão importante quanto atualmente.

A marca de moda Sunnei, aproveitando os desafios propostos pela pandemia ano passado, tomou partido disso e aliou-se a tecnologia para o lançamento de sua linha digital Canvas em sua plataforma online. A experimentação deu tão certo que este ano aprimorou o feito em sua coleção primavera-verão 22 chamada Canvas Reality onde o real e irreal, pixels e flash se fundem em um fluxo onírico. Ela foi lançada através de um vídeo onde um conjunto de avatares 3D, simulando sua equipe de criação, modelava a coleção, que ganhava vida por meio de uma experiência audiovisual imersiva confundindo os limites entre a realidade e a tecnologia. Sua plataforma virtual dedicada permite que o público mundial da marca personalize uma gama especial de produtos.

 

 

A internet dos sentidos, a união de cinco tecnologias para a criação de experiências únicas, trabalha com esse pressuposto multissensorial ao se dedicar a pesquisa e criação de objetos tecnológicos para estimular os cinco sentidos gerando uma melhor integração entre homem-máquina. Grande parte destas tecnologias já existe e é conhecida por nós consumidores: inteligência artificial, realidade virtual, realidade aumentada, o 5G (próxima geração de internet) e automação.

Cada uma dessas tecnologias já estão começando gerar um impacto profundo nas vidas dos consumidores e também nas empresas.

Um exemplo de como estes movimentos já são uma realidade é o gadget experimental Norimaki, que poderá revolucionar a interação dos sentidos humanos e tecnologia, criado pelo professor e pesquisador da Universidade de Meiji no Japão, Homei Miyashita. O dispositivo pode recriar artificialmente qualquer sabor, acionando um dos cinco sabores que cada pessoa tem em sua língua e reproduz gostos medidos por um sensor de sabor. Em entrevista a revista Digital Trends ele acredita “que esta invenção tem o mesmo impacto que a invenção da televisão em cores, bem como ela mistura as três cores primárias de luz para criar várias cores, este sistema mistura os cinco sabores básicos para criar uma variedade de gostos.”

 

 

 

Alinhada a estas analises, algumas marcas já estão explorando cada um dos cinco sentidos, individualmente ou em diversas combinações em suas mídias. Como no caso da Barilla, multinacional alimentícia italiana, que criou uma serie de playlists em sua conta no Spotify as quais tem a duração equivalente ao tempo de cocção de uma massa: “11 minuti fusilli”, 7 minuti spaguetti.

 

 

 

É importante ter em mente que pequenas e simples ações, para micro e pequenas empresas, utilizando as mídias sociais-digitais disponíveis em complemento podem gerar experiências sensoriais criativas e reforçar o valor emocional da tecnologia sem que precise um grande arrojo só usando o que já temos a disposição criativamente.

Imagens sites Unsplash, Sunnei, ACM digital library e Barilla


Compartilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

assine nossa newsletter
E RECEBA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!