Responsive Image
10 ago, 2023 Moda / Design moda nichos
NICHOS DE MERCADO: MODA ADAPTÁVEL

"NÃO DEVERIA SER NECESSÁRIO PRECISAR DA FLEXIBILIDADE DA IOGA OU DA COORDENAÇÃO DOS DEDOS DE UM PIANISTA PARA USAR BOAS ROUPAS

 

Em meio às crescentes conversas em torno da diversidade na indústria da moda, pouco ainda se fala da moda adaptável. Por muito tempo, a indústria deixou de lado as pessoas com deficiência mantendo esse grupo de consumidores à margem da moda. As poucas opções de roupas disponíveis eram  voltadas para a funcionalidade e pouco se preocupavam com o fator estético. No entanto, na última década, a moda adaptável vem ganhando força, embora seja um nicho de mercado e uma oportunidade econômica ainda bem pouco explorado.

Conforme implícito no nome, se refere à roupas que acomodam tamanhos, personalizações e caimento para usuários com diversos desafios de mobilidade e uma ampla gama de situações e necessidades. 

Tal grupo de consumidores é composto por pessoas com uma ampla variedade de deficiências físicas e cognitivas, entre elas autistas e pacientes com cuidados domiciliares, sendo que a maior porcentagem é definida pelos idosos. Embora tais necessidades sejam bastante diversas, todos eles possuem o desejo comum de expressar sua personalidade através da moda, como qualquer outra pessoa, desde as peças íntimas ou de praia, uniformes corporativos até roupas de festa.

 

A MODA ADAPTÁVEL NÃO TRATA APENAS SOLUÇÕES FUNCIONAIS SOB MEDIDA PARA UM NICHO DE MERCADO. AS ROUPAS NÃO DEVEM SER APENAS MAIS SAUDÁVEIS ​​PARA OS CORPOS, MAS TAMBÉM PRECISAM MELHORAR A AUTO-ESTIMA E ATENDER A NECESSIDADE DE AUTO-EXPRESSÃO  EM DIFERENTES MOMENTOS DA ROTINA DIÁRIA.

 

Segundo a plataforma EDITED, de acordo com a Coherent Market Insights, o mercado global de roupas adaptáveis ​​deve aumentar de 278,9 bilhões de dólares em 2017 para quase 400 bilhões até 2026. Com 2020 testemunhando uma nova consciência para a inclusão na indústria, bem como as mentalidades dos consumidores mudando para o bem social, conforme já alertamos aqui no IMD, agora é a hora de agir enquanto os clientes colocam sua fidelidade à marca com aqueles que apoiam seus valores.

Projetar produtos inclusivos e adaptáveis é um desafio que requer sensibilidade e apoio de pesquisas de clientes e grupos de especialistas/comunidades para entender o mercado de forma adequada e as necessidades médicas específicas. Pode parecer assustador, mas as modificações que diferenciam essas roupas das “normais” são surpreendentemente simples, que incluem detalhes como decotes abertos, cavas mais amplas, botões magnéticos e cintura ajustável entre outros.

Conheça as iniciativas de algumas marcas

  • Líder de mercado: Tommy Hilfiger Adaptive

A Tommy Hilfiger nos Estados Unidos tem uma oferta bem ampla que atende todos os segmentos: masculino, feminino, teen e infantil. Os preços médios da faixa adaptável são mais baixos do que o sortimento padrão. Shorts de banho e camisetas estampadas para roupas masculinas, blazers, casacos, vestidos estampados e a linha fitness são confeccionadas principalmente em tecidos técnicos, e os clientes também podem comprar por recurso que incluem detalhes como decotes abertos e botões magnéticos.

 

  • Elba 

A marca de lingerie @elbalondon, com sede em Londres, foi fundada com o objetivo de tornar os sutiãs mais inclusivos, feitos a partir de tecidos suaves e respiráveis, sem rendas ásperas, projetados para oferecer facilidade de vestir, suporte e conforto. Seu foco está em sutiãs de fecho frontal magnético.

 

Outras iniciativas

A Runway Dreams Foundation é uma organização sem fins lucrativos que trabalha fazendo roupas adaptáveis, ​​tanto comuns quanto pequenas ou grandes, com base no fato de que ‘roupas são uma necessidade humana básica’. A fundação se uniu à Zappos Adaptive em 2019 para hospedar um desfile de moda revolucionário que reuniu 2 mil líderes e inovadores da moda para promover a inclusão de pessoas com deficiência na indústria.

 

  • Com o objetivo de desmistificar essas dificuldades para achar soluções de design para este nicho, a marca Will & Well organiza workshops Sew Simple, onde a equipe transmite seu conhecimento técnico sobre como remodelar roupas existentes com elementos adaptativos.

 

 

Uma pesquisa realizada por duas designers, em 2017, com a colaboração de uma cliente com paralisia nos braços, resultou numa série de cinco looks projetados com um sistema de vestir completo que inclui cortes em suéteres, tops e calças elásticas e que permite que ela se vista de forma independente utilizando, entre outros recursos, componentes infláveis embutidos escondidos nas roupas. Assista no vídeo abaixo o resultado maravilhoso deste projeto:

Em uma indústria que ainda precisa evoluir muito para encontrar novos lugares de fala, a moda inclusiva representa um oásis que coloca, efetivamente, os desejos e necessidades de seus usuários em primeiro lugar.

 

Datas importantes/ 2021

4 de janeiro: Dia Mundial do Braille

1º de março: Dia Internacional da Cadeira de Rodas

1º de março: Dia da Discriminação Zero

3 de março: Dia Mundial da Audição

21 de março: Dia Mundial da Síndrome de Down

Até abril: Mês Nacional de Conscientização sobre o Autismo

2 de abril: Dia Mundial do Autismo

19 a 25 de abril: Semana de Conscientização MS

3 a 9 de maio: Semana de Conscientização sobre Surdos

 

Fontes:

https://blog.edited.com/blog/resources/the-new-adaptive-apparel-market-fashionable-and-accessible

https://www.nbcnews.com/shopping/apparel/best-adaptive-clothing-men-women-fashion-forward-n1225866#anchor-Whatisadaptiveclothing

https://vogue.sg/

Diversidade e inclusão: estratégias de marca https://www.wgsn.com/insight/


Compartilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

assine nossa newsletter
E RECEBA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!