O Circular Fashion Summit realiza o primeiro evento em realidade virtual para moda circular
Em tempos de pandemia e do necessário isolamento social, o evento Circular Fashion Summit, que aconteceu nos dias 3 e 4 de outubro, trouxe inovação ao realizar de forma pioneira – e sustentável –, sua conferência por meio de realidade virtual. O objetivo não era apenas discutir a Moda Circular, focando na sustentabilidade e práticas de lixo zero. Em um ano sem precedentes por conta da Covid-19, a iniciativa também levou em consideração a importância da responsabilidade social com o intuito de promover um encontro entre comunidades em um ambiente 100% virtual, elevando o debate da circularidade.
Para o encontro, organizado pela Iablaco, o cenário do “Grand Palais” de Paris foi reconstruído virtualmente pela empresa Spacegrey para receber pessoas de todo o planeta e proporcionar uma experiência única o público. A plataforma usada foi a AltspaceVR que se destaca no mercado de eventos virtuais para empresários e educadores. Nesse ambiente 3D, os participantes usaram óculos de realidade virtual e puderam interagir e debater ideias com designers, profissionais de inovação e transformadores da cadeia da Moda. Além disso, customizaram seu próprio avatar.
Vídeo do Circular Fashion Summit 2020 que representa a experiencia e a reconstrução exata em realidade virtual do ambiente do Grand Palais.
O diferencial desse tipo de evento, quando comparado a outras experiências digitais como Lives ou em aplicativos de reunião, é proporcionar uma experiência “mais virtual”, dando a sensação de realmente “estar” no ambiente com diferentes pessoas. O público pode participar de diferentes painéis comandados por profissionais do mercado e que abordaram temas como: “o novo sistema da Moda”; “transformar a circularidade em negócio”; e “o futuro da compra”.
O Circular Fashion Summit teve também um propósito ainda mais nobre: se alinhar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2030. Para isso, o evento definiu objetivos ambiciosos com o intuito de reduzir a desigualdade social, desenvolver a inovação na indústria da Moda e estimular o consumo responsável. Veja abaixo os objetivos propostos:
Objetivo 1 – 1.000 x Upcycling
Financiar coletivamente 1.000 pares de tênis reciclados ou de upcycling para crianças de Kabul, no Afeganistão, e empoderar jovens por meio do esporte.
Objetivo 2 – 10.000 x “Tokenização”
“Tokenizar” 10.000 produtos da cadeia de fornecimento para impulsionar a digitalização da indústria da Moda, trazendo transparência, circularidade e rastreabilidade com o blockchain.
Objetivo 3 – 100.000 x Recirculação
Garantir a recirculação de 100.000 produtos da indústria da Moda, para reduzir a emissão de 2.000 toneladas de CO2 e o uso de 3.000.000 litros de água. Para alcançar esse objetivo e diminuir o impacto do setor, é necessário investir em troca, compartilhamento, aluguel e revenda de roupas.
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Imagens: Lucrezia Carnelos no Unsplash.