Responsive Image
10 ago, 2023 Moda Circular
PANGAIA – Ciência de materiais criando alternativas para uma indústria da moda sustentável

 

Reunindo expertizes através de um coletivo global e multidisciplinar, formado por designers, cientistas, artistas e tecnólogos, a startup Pangaia se dedica tanto ao desenvolvimento de materiais inteligentes, voltados a solucionar os impactos ambientais causados pela indústria da moda, quanto ao desenvolvimento de produtos por meio coleções de sua marca própria.

Entre as iniciativas de ciência de materiais está a patente FLWRDWN, uma alternativa vegana e biodegradável ao enchimento utilizados em casacos puffers. A proposta consiste na utilização de flores silvestres secas e um biopolímero infundidos em aerogel para maior performance e durabilidade. O desenvolvimento da solução se estende também a cadeia de fornecimento, contando com um processo de agricultura regenerativa, para o plantio das flores, que restaura o habitat de espécies de borboletas locais e contribui para a preservação de lençóis subterrâneos, já que o processo não necessita de irrigação.

Para sua primeira coleção, a Pangaia investiu em itens básicos encontrados em qualquer guarda-roupas para destacar as tecnologias empregadas. Peças como moletons, calças esportivas e camisetas são produzidos com fibras e materiais de base biológica ou reciclada, utilizando tingimento natural e propriedades antibacteriana a base de plantas. Além de empregar a tecnologia de um chip NFC em cada peça, para garantir a autenticidade e desbloquear conteúdos sobre o produto e a empresa.

A Pangaia também visa ampliar seu modo de operação e criar uma plataforma global open source para o compartilhamento de soluções e inovações sustentáveis que conecte indivíduos e organizações com propósitos e ideias semelhantes sobre diminuir os impactos ao meio ambiente. Fortalecendo seu modelo de negócios hibrido, tendo seu fluxo diversificado entre atuação vendas e licenciamento de materiais (B2B), parcerias para pesquisa e desenvolvimento e o comércio eletrônico para o consumidor final (B2C).

Leia mais sobre a Pangaia aqui.

Imagens: Pangaia


Compartilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

assine nossa newsletter
E RECEBA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!