Responsive Image
10 ago, 2023 Moda / Design tecnologia
Por trás da tendência: GAIA, a mãe Terra

TECNOLOGIA

 

No mundo da moda, em especial no universo dos têxteis, a pesquisa e o desenvolvimentos de soluções substanciais para a sustentabilidade ambiental durante o processo de fabricação de novos materiais, tem sido uma busca constante por parte de fabricantes que adotaram uma postura inovadora. A consolidação de rotas realistas para o estabelecimento de uma economia circular está sendo levadas em consideração, e a presença de materiais recicláveis, e de origem ​​reciclada nas principais feiras de negócios está em alta.  Pensada anteriormente como uma perspectiva distante, a possibilidade de transformar roupas usadas em novos materiais e novas roupas está progredindo mais rapidamente do que o esperado. Essa é a aposta de algumas startups que têm se dedicado a encontrar maneiras de gerenciar e transformar os resíduos para oferecer soluções mais responsáveis e que facilitem a indústria a preparar-se para uma transição, e a repensar a sua relação com a renovação desmedida de produtos.

A italiana Napapijri lançou uma coleção batizada de Infinity, composta por jaquetas 100% recicláveis que combinam a herança esportiva da marca com tecnologias ecológicas e disruptivas. Os produtos possuem característica mono material, o que facilita a reciclagem dos itens, além de serem feitos em nylon ECONYL, um fio reciclado a partir de redes de pesca e outros itens descartados. Além disto, após 2 anos de uso, o consumidor poderá trocar sua Infinity Jacket por um cupom de desconto válido para aquisição de um novo item. Estimulando a circularidade e a recomposição dos materiais empregados no produto anterior.

 

As empresas Bergans e Spinnova estabeleceram uma colaboração para o desenvolvimento de produtos sustentáveis e com propósitos circulares.  Desta união surgiu a Collection of Tomorrow, um projeto em que um número limitado de consumidores adquire uma assinatura para se tornarem usuários dos produtos, neste caso, uma mochila. Após identificarem o ciclo de vida do produto a Bergans pode recuperar o item e a Spinnova pode transformar o tecido em uma nova fibra, da qual a Bergans fará outro produto para o assinante. O objetivo é fazer circular os mesmos recursos muitas vezes, evitando a criação de materiais virgens. Não há produtos químicos para revestimento ou acessórios de plástico e metal na mochila; portanto, o item pode ser colocado de volta no ciclo sem a necessidade de ser desmontado.


Compartilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

assine nossa newsletter
E RECEBA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!