POR TRÁS DA TENDÊNCIA: JOGOS DE SEDUÇÃO
INOVAÇÃO SENSORIAL
A IA e as inovações em materiais despertam uma nova era de design intuitivo, reativo e de proteção, especialmente e temporariamente direcionado para roupas esportivas. Usando a IA para reagir em tempo real, essas roupas inteligentes mudam com os consumidores, aprendendo suas preferências e comportamentos e, subsequentemente, antecipando suas necessidades. Está surgindo uma nova geração de vestuário inteligente que responde aos movimentos do usuário e modifica sua forma ou funcionalidade em resposta aos dados de cada indivíduo. A tecnologia não é apenas mais discreta, está se tornando intuitiva e humanizada.
Marcas estão levando essa humanização a um passo adiante, imbuindo a tecnologia com recursos e atributos semelhantes ao modus operandi humano. Em maio de 2019, pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, apresentaram o ElectroDermis , um curativo eletrônico vestível que pode ser usado para monitorar o corpo para uma variedade de propósitos médicos, fitness e estilo de vida. Ao contrário de outras tecnologias vestíveis, o curativo é flexível e elástico, o que pode ser fixado a todas as partes do corpo de maneira discreta e fácil.
Pesquisadores da Skin-On Interfaces revelaram sua capa de telefone que imita os hápticos da pele humana. A pele é capaz de detectar vários gestos, como traços, alongamentos e várias pressões, e é capaz de traduzi-los em funções a serem executadas pelo telefone. Por exemplo, se a superfície da pele é torcida, os usuários podem alterar o volume de seus telefones e, se fizerem cócegas na pele, o dispositivo pode até enviar um emoji risonho, criando uma conexão emocional entre humano e dispositivo. Projetos como esses fornecem uma janela única de insight sobre o futuro da tecnologia tátil. Estaremos mais preparados para interagir com a tecnologia que parece mais humana?