SOBRE ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA E COMPARTILHAMENTO
Entender melhor a importância do nosso ambiente construído e da evolução humana, para garantir que as soluções que projetamos suportem uma vida significativa e acessível, tanto na comunidade quanto nos ambientes de trabalho.
O desenvolvimento urbano é um dos desafios mais importantes do século XXI, juntamente com a falta de moradias acessíveis e isolamento social. Os espaços e serviços compartilhados poderiam fornecer uma solução? Os modelos de convivência poderiam ajudar a abrigar nossas sociedades cada vez mais envelhecidas. A vida compartilhada poderia promover comunidades mais saudáveis e felizes?
Urban Village Project foi lançado pelo la boratório de pesquisa da Ikea Space10 e trata-se de um novo formato de comunidade estruturado em torno da ideia de que as cidades devem ser mais comunitárias, mais acessíveis e mais sustentáveis. O conceito propõe um modelo de vida baseado em assinatura com instalações compartilhadas e serviços comunitários como creche, agricultura urbana e transporte compartilhado e combina a vida privada com espaços comuns, como cozinha comunitária e áreas de jantar, em um esforço para promover a conexão social. A visão da Ikea é olhar para “novas realidades que promovam uma sensação de bem-estar e transformem os espaços que habitamos em lugares mais saudáveis e felizes, além de serem mais acessíveis e eficientes para quem mora lá”.
Imagens via Ikea Space 10