A BATALHA POR ATENÇÃO NAS REDES SOCIAIS (PARTE 2/2)
COMO AS PLATAFORMAS DIGITAIS ESTÃO REFORMULANDO NOSSAS VIDAS
Continuação do post de Rafael Lemos, designer e stylist SENAI PB
Aparentemente usuários e marcas estão adquirindo novas habilidades digitais investindo mais tempo conectados do que estavam habituados. E mesmo que o tédio seja um dos motivos que leve as pessoas a ficarem tanto tempo on-line, o resultado disso é um aumento expressivo na quantidade e na diversidade de conteúdos publicados nas redes sociais.
A empresa Airbnb, marca que ficou famosa por proporcionar novos tipos de experiências aos viajantes do mundo todo, representa bem como se reinventar em tempos de quarentena, já que a demanda por aluguel de imóveis para turistas é quase zero. Ultimamente tem oferecido minicursos on-line, onde os anfitriões continuam recebendo as pessoas em suas casas para continuar compartilhando suas experiências de vida, a diferença é que agora é tudo virtual.
Com o isolamento, todos tem procurado diferentes maneiras de se comunicar umas com as outras. Uma boa referência na evolução dessa habilidade e na busca por diferentes meios de se comunicar, é o aplicativo TikTok, que é um app que permite que os usuários criem vídeos com edições que vão desde dublagens até vídeos com efeitos quase cinematográficos de transição. Essa plataforma que já era um sucesso entre os jovens, está sendo invadida por públicos de todas as idades, é como se todos estivessem sendo forçados a se adaptar e criar diferentes maneiras de se comunicar, e isso também poderá propiciar novos hábitos digitais no futuro.
As lives também se transformaram em um grande evento social, onde as pessoas encontraram novos “motivos” para estarem “bem vestidas”, mesmo sem saírem de casa. Os famosos “chalenges” (desafios, em inglês) da internet estão acontecendo repetidamente e em um número cada vez maior, ampliando a oportunidade das pessoas mostrarem ao mundo suas “produções”. Mas devemos estar atentos ao fato das pessoas estarem se exibindo na internet: não indica, necessariamente, que elas estão querendo comprar roupas novas. Talvez estejam apenas querendo seguir o seu fluxo, buscando uma espécie de normalidade das suas rotinas, que inclui hábitos como “vestir-se melhor” para ocasiões especiais.
Até mesmo, alguns influencers, mundo afora, estão repensando a maneira com a qual estão se apresentam para os seus seguidores na internet. Sem fotógrafos e lugares para ir, sem cabelos perfeitos, maquiagens impecáveis e roupas descoladas, o que lhes resta agora são as realidades de suas casas e das suas novas rotinas, iguais a de todos os seres humanos no planeta.
Eles estão sendo forçados a pensar diferente e criar novas maneiras de se comunicar para ganhar a atenção dos seguidores, assim, é preciso fazer alguns ajustes nos conteúdos de suas postagens, afinal de contas, as pessoas não parecem mais estar interessadas em estilos de vidas “impossíveis”.
Uma influencer novaiorquina, Elizabeth Savetsky, comentou em uma entrevista ao site The Verge que: "Estamos em um momento sério e estamos criando uma conversa séria", diz Savetsky. E continua, “Eu vejo muitos dos meus amigos influenciadores se aprofundando mais do que normalmente e postando diferentes tipos de conteúdo. Vai mudar o setor para melhor e irá torná-lo menos dependente de assessoria e será mais baseado em relacionamento entre influenciador e seguidor”.
As estruturas sociais entraram em colapso e tudo isso acontece dentro das nossas casas. Neste cenário parece que as redes sociais reencontraram sua função primária: a de de conectar pessoas. Nos encontramos presos dentro da nossa domesticidade mas, ao mesmo tempo, abrimos as portas e as janelas das nossas casas para receber a todos. As convenções sociais que ditam os padrões estéticos parecem sem sentido agora, uma vez em que todos estão buscando sua própria segurança, seja ela psicológica ou financeira. A questão é que não dá mais para nos comportarmos como estávamos habituados a ser nas redes sociais.
Embora seja um preíodo de mutação talvez, também possamos descobrir novas maneiras de, consumidores e marcas, criarem novas formas de interagir. Mas isso, só o avançar dos tempos irá nos dizer com certeza.
É certo que, independente de tudo o que esteja acontecendo nesse momento, as coisas irão melhorar e todas as atividades irão voltar com força total, na mesma velocidade com a qual foram interrompidas. E quando essa hora chegar será necessário que os negócios estejam preparados para receber os consumidores, apoiadas em um planejamento eficaz. Talvez esse também seja o momento da sua marca apoiar a produção interna do país, de maneira genuína, para tentar fortalecer a produção industrial local. É bom lembrar de quando todos nós desejávamos mais tempo “livre” para investir nas nossas vidas e nos negócios. Pois bem, esse é o momento e está a nossa disposição; talvez seja a melhor hora de aproveitá-lo da maneira mais adequada para garantir o seu futuro.
Se você realmente deseja contribuir para aliviar as pressões durante este período descubra quais são os meios em que sua empresa pode participar, para mostrar toda a positividade e engajamento da sua marca seja por meio de campanhas incentivando as pessoas a ficarem em casa, oferecendo cursos, praticando exercícios ou até dicas de como manter um ritmo com suas atividades de home office. Retribua todo o apoio que os consumidores deram a você durante todos esses anos com ações de responsabilidade social, e assim poderá estar estabelecendo um diálogo a longo prazo entre marca e público.
Os tempos são difíceis para todos e exigem soluções que a maioria de nós ainda não conseguiu compreender, mas com apoio mútuo e diálogo, as coisas podem encontrar um caminho melhor. E nesse contexto a criatividade sempre se fará necessária.
Mas, se estiver encontrando dificuldades de começar a pensar sobre quais caminhos seguir e trilhar novas “experiências”, deixaremos aqui uma lista com algumas dicas sobre como você pode começar a repensar as a sua comunicação no mundo digital:
- Não acelere as vendas, mostre suporte;
- Sempre se conecte com os consumidores usando hashtags específicas;
Incremente a interação e o conteúdo do seu app e dos seus canais online;
Incentive os cuidados de higiene e distanciamento com campanhas;
Foque na sua comunicação em multicanais;
Esteja atento aos valores do seu consumidor;
Mostre-se criativamente relevante.