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A MODA AGORA É SER TRANSPARENTE

 

Promover a transparência é uma das premissas para o desenvolvimento de uma cadeia de fornecimento circular e sustentável. Do que é feita a minha roupa? Como ela foi produzida? Onde posso descartá-la no fim da sua vida útil? Para responder perguntas desse tipo é preciso conhecer todo o caminho percorrido durante o processo de desenvolvimento do produto, desde a origem da matéria-prima até a produção da peça, e, para isso, todas as partes envolvidas devem compartilhar seus processos. Entretanto, devido a carência de transparência, pouco ainda se sabe sobre o percurso dos produtos acabados.

O “Índice de Transparência”, relatório anual produzido pela Fashion Revolution, analisa em que medida grandes marcas e varejistas do mercado têm compartilhado seus processos, práticas ambientais e sociais ao longo de toda a sua cadeia de valor. São 221 indicadores que envolvem tópicos relacionados a condições de trabalho, igualdade de gênero, igualdade racial, emissões de gases de efeito estufa, descarte de resíduos têxteis, combate da crise climática, entre outros. De acordo com a organização, este ano, 250 das maiores marcas e varejistas de moda do mundo foram revisadas e classificadas de acordo com as informações que divulgam sobre as práticas de sustentabilidade em suas operações e cadeia de suprimentos.

A rastreabilidade do processo, além de garantir uma produção justa e sustentável, viabiliza maneiras de recuperar o valor dos insumos através da troca de subprodutos e materiais entre os stakeholders, além de otimizar os fluxos direto e reverso. Dessa forma, é possível ter uma visão holística da cadeia de fornecimento com o uso de tecnologias de informação que permitem a interconexão entre os diferentes estágios da produção.

Mas, como rastrear a cadeia de suprimentos da indústria da moda? Como medir? Como compartilhar a informação? A tecnologia de Blockchain oferece diversas possibilidades de soluções sustentáveis para os negócios de moda. É uma ferramenta técnica que permite às empresas armazenar e transmitir informações de toda a sua cadeia de abastecimento, dos produtores aos distribuidores, com transparência. O histórico dos dados coletados, acessíveis por meio de um programa de computador, não podem ser alterados depois de incluídos, o que certifica a segurança da tecnologia.  

No setor de varejo, o Blockchain é frequentemente traduzido em um código QR (Quick Response) que é atribuído a cada peça de roupa. É uma tecnologia que ajuda a promover e verificar a integridade do processo de fabricação, de ponta a ponta, ao mesmo tempo que certifica a autenticidade da sustentabilidade dos produtos. Em outros termos, o Blockchain contribui para garantir a transparência da cadeia de suprimentos, proteger a propriedade intelectual, e melhorar a eficiência do compartilhamento de dados.

O Blockchain está entre a variedade de tecnologias digitais que facilitam a transição para uma economia circular, e é considerado como uma tecnologia capacitadora. É um sistema de identificação digital que conecta produtos, clientes e parceiros, com informações confiáveis ​​sobre o projeto, a fabricação e a distribuição. Embora ainda esteja em expansão, o rastreamento da cadeia de fornecimento é um primeiro passo necessário para o desenvolvimento e aplicação de padrões de sustentabilidade em todo o setor têxtil e de vestuário, e, de compreensão do ciclo de vida do produto. As informações advindas desse processo vão permitir ampliar a longevidade dos produtos e escalar modelos de negócios circulares, como serviços de manutenção e reparo, assim como, aqueles focados em revenda e reciclagem.

Alcançar maior transparência na cadeia de abastecimento da indústria da moda significa ter confiança nos dados coletados sobre o desempenho dos fornecedores, desde o consumo de água, energia, produtos químicos, até os aspectos sociais relacionados a salários justos, ambiente de trabalho, e avaliação de ações e resultados em curso. À medida que as informações sobre a cadeia de fornecimento se tornam mais abrangentes e precisas, aumenta a possibilidade de oferecer suporte direcionado e eficiente para todas as partes envolvidas. Outro aspecto é que a experiência de consumo tem se tornado, pouco a pouco, uma orientação de valor que está alterando a maneira como o consumidor pensa, adquire informação e toma decisões sobre suas atividades de consumo.

A transparência cria redes de abastecimento ambientalmente saudáveis e sustentáveis, estimulando o uso de métodos de produção mais limpos e a adoção de novas tecnologias para minimizar a geração de resíduos, emissões de gases de efeito estufa e poluição de efluentes. Todavia, é sabido que a transparência sozinha não representa o tipo de mudança sistêmica e estrutural que é preciso ver dentro da indústria da moda, mas ela revela as estruturas em vigor para que a transformação aconteça. Sem transparência, será impossível alcançar uma indústria da moda sustentável. Ainda assim, ser transparente é parte da solução.

 

Imagens: cottonbro no Pexels.


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