FOTOGRAFIAS CONCEITUAIS PARA MOODBOARD - PARTE 1/3
Projeto de Iniciação Científica Design de Moda da Faculdade SENAI CETIQT
O projeto teve como proposta a criação de fotos conceituais, constituído na realização de ensaios fotográficos realizados pelas alunas do curso de graduação em Design de Moda/ SENAI CETIQT Ana Carolina Leitão, Bruna Burburan, Isabella Alves, Julia Magno, Larissa Alves, Pietra Diano e Vitoria Fonseca, com a orientação de Rosa Basin e Gabriel Gimmler Netto. Após a análise do relatório Outono/Inverno 21 (Antídotos) publicado na plataforma INOVA MODA DIGITAL, se iniciou uma pesquisa sobre fotografia conceitual, estudando representações e fotógrafos significativos tendo como foco a busca do “olhar fotográfico”. Num segundo momento, foram analisadas as possiblidades técnicas da fotografia e o melhor uso da iluminação, onde através de experimentações fotográficas as alunas buscaram sua expressão através do posicionamento da luz. A última fase ressaltou a divisão temática estabelecida pela plataforma Inova Moda Digital para o período Outono/Inverno 21 e a realização de ensaios fotográficos conceituais. Através da pesquisa, foi estabelecido uma quebra de paradigmas, sendo optado a utilização da fotografia em movimento, que irá compor a última etapa do projeto onde será construído um site com as fotos tidas como conceituais criadas para a temporada em questão.
O objetivo é buscar entender o como uma ferramenta de criação que vai além da representação visual do público-alvo e das inspirações, sendo abordado como uma técnica ativa, anterior e paralela à geração de alternativas desenvolvida com o desenho de criação de moda. O principal é estabelecer uma metodologia de ensino em processo criativo, em moda em nível de graduação e pós-graduação. Com isso, o conteúdo irá ajudar na composição e será capaz de possibilitar uma maior quantidade de imagens conceituais para serem usadas pela plataforma.
Devido à pandemia desta produção, alunos e professores passaram a desenvolver as atividades em regime de home office, planejadas de forma que não houvesse prejuízos no processo de pesquisa e criação, somente uma mudança de estratégia. Por conta disso, todos os participantes desta produção (alunos e professores) passaram a desenvolver as atividades em regime de home office, de acordo com orientação do Ministério da Educação (MEC). As ações planejadas na estruturação da produção técnica, que ficariam prejudicadas, foram transformadas; desse modo, o projeto foi redirecionado para atender à nova demanda institucional, onde as atividades foram orientadas online e realizadas na casa das participantes, assim como o uso do equipamento fotográfico pessoal. O material captado sempre foi apresentado durante os encontros virtuais e analisados em conjunto, proporcionando um estudo e uma melhor compreensão do resultado.
Ao final do primeiro semestre foram finalizados a análise dos temas definidos para a temporada Outono/Inverno 21 do IMD, o estudo de estilos e características da fotografia (definindo o “olhar fotográfico” em questão), além de entender as possibilidades organizacionais e técnicas da fotografia. Através de apresentações que expressaram a intepretação de cada participante, foi possível traçar o caminho de abordagem das fotos conceituais.
Os encontros aconteceram online e teve-se a possibilidade de compartilhar toda a informação necessária. A adequação ao equipamento fotográfico diferenciado (como a câmera do celular, a luz do ambiente, uso de luminárias, dentre outros recursos) inspiraram a criatividade e a exploração de novas possibilidades e, principalmente, a quebra de paradigmas. Foi possível gerar um conceito experimental para a fotografia Photomove, onde ainda estão realizando testes, tendo ao final dessa etapa o resultado definido.
Aluna: Bruna Burburan
Inspiração: Esperança – Mood Gaia
Release:
Para traduzir o conceito de Gaia (A Mãe Terra), busquei representar a própria mãe natureza de forma bruta, pura e mais natural possível, sem muitas edições ou efeitos fotográficos. A imagem de Gaia, que é força materna de toda flora e fauna que encontramos, é traduzida pela forma espiritual (uma entidade) de uma mulher que pertence e nasce da própria natureza e, desde sempre, esteve presente abençoando e vigiando a Terra. Meu objetivo foi envolver a imagem do ser humano com os próprios elementos da terra, como se ambos fizessem parte das próprias raízes do chão. E os objetos (Presentes para Gaia) são apresentados como uma forma da aproximação do homem com Gaia, presentes como um pedido de desculpas, pelo descuido do homem em ter tratado a mãe natureza de forma tão descuidada. Foi a representação para que o homem, principalmente em momentos tão complexos, pense em buscar uma reaproximação do bem mais precioso que ainda lhe foi emprestado: a própria natureza.
Aluna: Julia Magno
Inspiração: Confiança – Mood A Força da Humanidade
Release:
Centrados em uma ideia global de luxo, os consumidores possuem uma mentalidade baseada na curiosidade e em aspectos como flexibilidade e vida livre. Eles apresentam fome de aventura e são abençoados com o privilégio do tempo. Preferem viagens com roteiros fora do circuito e que proporcionem experiências raras. Foi criado através das fotos um roteiro de viagem de carro, contando uma história/narrativa, em que o menino com seu melhor amigo (o cachorro) buscam estar ligados à natureza e ao mesmo tempo à tecnologia (através da utilização do carro, da máquina fotográfica, entre outros), mostrando essa essência híbrida que somos.
Aluna: Larissa Alves
Inspiração: Prazer -Adrenalinhas
Release:
O ensaio fotográfico tem duas interpretações: uma futurista, com referências do street style, juntamente com o jogo de luzes e projeções, que este está ligado a fuga para o virtual a que fomos condicionados por conta da pandemia. A outra interpretação tem um viés hedonista, ligado a necessidade de extravasar emoções, tendo a série Euphoria como inspiração.
(Crédito imagem de abertura: Foto de JÉSHOOTS no Pexels)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- KELB, S. O livro do flash: aprenda técnicas para iluminar com flash e faça as fotografias que sempre sonhou. Rio de Janeiro: Alta Books, 2108.
- PRAKEL, F. Fundamentos da fotografia criativa. 1. ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
- SIEGEL, E. The Fashion Photography Course: First Principles do Successful Shoot. London: Thames & Hudson, 2012.
- ANG, T. Fotografia digital passo a passo. São Paulo: Editora Europa, 2011.
- LANGFORD, M. Fotografia Básica. 2.ed.Lisboa: DINALIVRO, 1989.
- LANGFORD, M. Tratado de fotografia. São Paulo: DINALIVRO/MARTINS FONTES, 1981.
- BUSSELLE, M. Tudo sobre fotografia. 4.ed. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1977.