Hallyu - Onda Coreana na moda
Hallyu, ou onda coreana é o fenômeno da exportação da cultura coreana, estratégia de incentivo que começou a ser usada pelo governo da Coreia do Sul nos anos 1990, e hoje está consolidada em grande parte do mundo. Em meio à crise financeira asiática da época, o governo sul-coreano criou leis e investiu em educação voltada para a comunicação, visando novos talentos para a indústria da cultura.
O resultado é visto na popularização do k-pop, estilo musical que teve sua explosão em 2011 com Gangnam Style, e continuou a crescer, com BTS e Blackpink. Depois, os filmes e doramas como Parasita e Round 6 tornaram-se grandes sucessos da indústria de entretenimento mundial, trazendo a estética K, que influencia em produtos de beleza (a k-beauty) e de moda (o K style). O estilo da personagem principal do dorama A Lição, por exemplo, fez com que plataformas de compra online registrassem um aumento significativo nas buscas por roupas similares às dela.
Vendo essa influência da cultura coreana, grifes globais como Louis Vuitton, Chanel, Gucci e Celine trouxeram diversos artistas coreanos para serem embaixadores nos últimos anos. BTS tornou-se embaixador global da Louis Vuitton, a Gucci lançou sua primeira colaboração com um artista coreano, o Kai da EXO, em 2021, e a atriz Jun Ji Hyun como embaixadora Global da Burberry.
Entre as integrantes do grupo de K-pop Blackpink, todas tem relação com pelo menos uma marca de luxo global. Jennie Kim é embaixadora da Chanel – uma das últimas selecionadas por Karl Lagerfeld - e estreou no Met Gala 2023 usando um vestido vintage da maison. Já o grupo masculino Stray Kids fez história por ser o primeiro a participar do evento nesse ano.
Muitas das tendências que vemos nas ruas, principalmente usadas pela geração Z, vieram do estilo das coreanas. As peças têm uma estética despojada e urbana, mas sem perder um pouco do romantismo, muito presente nos doramas. A mistura de peças caras e mais baratas, o chamado hi-lo, e do Ocidente com o Oriente também é muito presente no estilo exportado da Coreia do Sul.
Na SHEIN, gigante do fast fashion mundial, é possível comprar uma ampla gama de itens dentro do “Korean style”, e até mesmo uma marca voltada para esse estilo. Muita alfaiataria em blazer, coletes e camisas, saias curtas, plissadas, estampas xadrezes e cores neon, bucket hats e meias longas são alguns dos itens que fazem sucesso nas composições.
A moda coreana veio para ficar e impactar os mercados ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Acompanhe o IMD para conhecer essa e mais tendências de moda.