Lançamento da Autoavaliação de Maturidade Circular para a Indústria da Moda
O conceito da Economia Circular emerge como uma relevância de âmbito global, sobretudo diante da urgência relacionada a questões climáticas e sociais impulsionada nas últimas décadas. Se considerarmos o efeito provocado pela pandemia do novo coronavírus no planeta, percebemos como ela expôs fraquezas complexas dos nossos modelos empresariais e sistemas produtivos. Nesse novo contexto que vivemos, é imperativo mudar em prol de um novo mundo mais resiliente e sustentável, alinhando as estratégias empresariais com os impactos ambientais e sociais do negócio.
Como alternativa ao atual sistema linear baseado em extrair, produzir e descartar a Economia Circular propõe um modelo sistêmico restaurativo e regenerativo, que conecta o desenvolvimento econômico com o uso eficiente de recursos. Seu principal objetivo é manter produtos, componentes e materiais com o maior nível de valor e utilidade pelo maior tempo possível, Isso só é possível, porque este modelo econômico possui profunda inspiração na natureza e busca “utilizar” ao invés de “consumir” recursos. Outro ponto fundamental é a diminuição, ao máximo, da geração de resíduos durante a processo produtivo.
Na Economia Circular, o ciclo de vida do produto é pensado do início ao fim, integrando aspectos relacionados com o fornecimento, fabricação, distribuição conumo e pós-consumo, inseridos em um contexto econômico, ambiental e social, avaliando também o impacto desse produto no meio ambiente e nas comunidades. Mas para isso ocorrer de uma forma articulada, é importante haver uma transformação na mentalidade e cultura empresarial, seja por meio da proposta de novos modelos de negócios, de novas maneiras de pensar o produzir, ou seja pela maneira como consumimos.
Muitas empresas da indústria da Moda já enxergam as vantagens de se adotar princípios da Economia Circular ao propor modelos de negócios inovadores, menos dependentes de recursos finitos e mais alinhados com valores de sustentabilidade. São inúmeras as oportunidades. As empresas que seguem por esse caminho conquistam uma maior eficiência e competitividade, estimulam a inovação, diferenciam-se da concorrência e engajam stakeholders. Ainda existem outras vantagens, como a redução de gastos com recursos hídricos e energéticos, a manutenção do valor econômico dos materiais e componentes usados durante a fabricação, a eliminação de perdas durante o ciclo produtivo e – um ponto de alerta –, a antecipação frente a escassez de recursos em um futuro breve.
Nós do Senai-CETIQT já percebemos que a indústria da Moda segue em uma trajetória de transformação do atual sistema linear de produção e consumo para um modelo mais tecnológico e sustentável. Nosso objetivo é apoiar os empresários a identificarem os principais desafios relacionados à transição para a Economia Circular, e perceberem os benefícios econômicos, ambientais e sociais referentes a esse novo modelo. Assim o Projeto Moda Circular - o início de um novo ciclo para a Indústria da Moda, desenvolvido em parceria com a Laudes Foundation, promove o lançamento da Autoavaliação de Maturidade Circular para empresas da Moda. O intuito é que gestores aproveitem essa ferramenta para medir a sua maturidade no âmbito da Economia Circular, e gerem muito mais inovação em toda a sua cadeia para, juntos, seguirmos nesse nova trilha.
A avaliação conta com perguntas divididas em 3 áreas-chave: ambiental, social e estratégia empresarial. Como resultado, o gestor descobre qual é o seu estágio de maturidade: começando no Nível 1, em que a empresa ainda não adota praticas circulares em seus processos, percorrendo uma crescente de maturidade até chegar ao Nível 5, em que a empresa integra o modelo circular em sua estratégia como um diferencial competitivo. Conheça a seguir mais detalhes sobre os perfis de maturidade e avalie o grau de circularidade na sua empresa no link no final desse artigo.
Nível 1 | DESPERTAR
A empresa precisa cumprir com a legislação vigente em relação a aspectos ambientais e sociais. Aproveite para conhecer conceitos relacionados à circularidade, como a redução de gastos com recursos energéticos, hídricos e de resíduos.
Nível 2 | CONHECER
A empresa já busca cumprir com a legislação vigente em relação a aspectos ambientais e sociais. Conheça mais conceitos relacionados à circularidade, e estabeleça metas para a redução de gastos com recursos energéticos, hídricos e de resíduos.
Nível 3 | ADOTAR
A empresa já estabelece metas para a redução de gastos com recursos energéticos, hídricos e de resíduos. Aprofunde seus conhecimentos em relação a conceitos de circularidade e busque ampliar o ciclo de vida do seu produto e garantindo o reaproveitamento ao chegar ao fim da vida.
Nível 4 | PRATICAR
A empresa que já adotou quase todos os conceitos de Economia Circular. Aproveite para acelerar ainda mais essa transição: engaje a comunidade, implemente uma rotina de melhoria contínua integrada em seus processos para, assim, tornar-se uma empresa reconhecida por ter um impacto próximo a zero.
Nível 5 | LIDERAR
A empresa já adotou a circularidade em processos empresariais, tornando-se líder no segmento. Vá mais além, engajando todo o ecossistema, trazendo mais inovação desde os processos de fabricação, passando por novos fluxos de materiais e transformando o consumo do seu produto.
Obtenha dicas de como avançar em direção à sustentabilidade e economia circular acessando o nossa Autoavaliação de Maturidade Circular.