NOVA MARCA DE TRICÔ CHINESA UNE ANCESTRALIDADE À Contemporaneidade
YanYan (significa “todo mundo” em cantonês) é uma nova marca chinesa de peças em tricô, criada a partir do desejo de duas amigas de empreender na contramão da velocidade e explorar a nostalgia como reação às pressões da vida cotidiana em Hong Kong, sua cidade natal. A ideia de "todos" é ser multifacetada.
Sem estarem presas ao passado, as sócias conseguem desacelerar um pouco as coisas enquanto continuam sendo reativas o suficiente para oferecer aos consumidores algo "realmente especial e orientado ao design".
A maioria das empresas relacionadas ao design em Hong Kong (China) são subsidiárias ou fornecedores / fabricantes para marcas europeias e americanas. As sócias optaram por ser empresa pequena, com foco direto no consumidor, utilizando materiais e técnicas que, de outra forma, seriam vendidas no varejo por uma empresa maior. Para adicionar um elemento pessoal à sua oferta, Chan e Chung, mergulharam nos arquivos de suas famílias e encontraram inspiração em fotografias antigas de suas avós. Tudo isso tem sido uma grande influência na definição dos valores da empresa (implementando práticas mais ponderadas) e na estética dos produtos (explorando a herança de maneira contemporanea).
Para projetar e produzir suas peças em pequenos lotes de produtos, de acordo com um calendário de design e produção definido por elas, as empresárias adotaram como prática para reduzir o impacto ambiental a compra de fios que deixam de ser utilizados por outras empresas. 50% dos fios são provenientes de sobras de estoque, impedindo que os fios premium em perfeitas condições sejam levados ao aterro, reduzindo a necessidade de produzir novos fios a partir do zero e eliminando etapas, que envolvem a criação de animais ou plantas, a colheita e o processamento das fibras, a fiação e o tingimento de fios e o envio dos fios da fábrica para a fábrica. A coleção cápsula inicial, tem peças multicoloridas inspirada na arquitetura de Hong Kong e em outras características tradicionais da herança local bem como os nós chineses e bordados à mão; focam na utilização de fios inovadores com texturas diferenciadas.
Além de explorar suas raízes as designers também querem ajudar a mudar o estigma por trás do rótulo "Made in China" entre os consumidores. As peças são comercializadas apenas pelo site.
Fotos Vinci NG Cortesia Yan Yan