Responsive Image
PROPRIEDADES DOS MATERIAIS

Precisamos entender como as coisas são feitas e de onde elas vêm. Esse conhecimento pode ajudar a melhorar nossas escolhas.

Ma-tt-er é um estúdio de design, pesquisa, consultoria e escola, onde profissionais projetam, comunicam e educam sobre a importância dos materiais, o que podem ser e de onde vêm, a fim de implementar um futuro responsável.

Considerar a "identidade" do material em primeiro lugar permite mudar a maneira como os categorizamos, entendendo-os não só pelas propriedades físicas, mas também nas qualidades emocionais e funcionais. “Em vez de perguntar se algo é feito de vidro, plástico ou metal, pensamos se é macio, quente, flexível ou transparente. Isso nos permite produzir um resultado mais sustentável, e abre possibilidades para a adoção de novos materiais no processo de design” dizem os responsáveis pelo estúdio.

O segundo passo é pensar nos ciclos de vida: de onde vêm as matérias-primas, como elas estão sendo usadas atualmente, como serão degradadas e se há ou não um potencial de reutilização. Tendo isso em mente, podem, conscientemente, tentar garantir que o ciclo continue pelo maior tempo possível.

Por fim, entender a aplicação de um determinado material. Alguns são ótimos para a longevidade, outros são mais modulares e versáteis. É uma abordagem baseada em sistemas que mostra como um único material pode ser aplicado em muitas disciplinas diferentes apenas alterando a maneira como está sendo processado.

Uma abordagem tripla pode a mudar a maneira como usamos a linguagem em torno dos materiais (o que afeta o futuro imediato), informando-nos de mudanças comportamentais (o futuro próximo) e, finalmente, alterando os sistemas usados para transformar materiais em coisas mais que são profundas, para um futuro sustentável.

Leia mais em It´s Nice That  

 


Compartilhar

ARTIGOS RELACIONADOS

assine nossa newsletter
E RECEBA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!