REVISÃO DE TENDÊNCIAS OUTONO/INVERNO 21: O QUE VEM POR AÍ
Enquanto nos preparamos para apresentar o nosso relatório de Revisão de Tendências Out/Inv 21 _ Varejo Feminino (29 de outubro, aqui no IMD) e você se prepara para pensar na próxima coleção para os dias com temperaturas mais amenas, é bom ficar de olho no que vem por aí.
Muitas perspectivas mudaram desde a apresentação dos desfiles para a temporada Outono Inverno 21 devido à grande interrupção causada pela pandemia causando um grande impacto nas coleções de varejo.
A equação a ser resolvida por produtores e varejistas envolvia lojas fechadas, consumidores em isolamento e redirecionando suas compras para promover o bem-estar em suas casas e, nenhuma pista sobre o que ia acontecer. Mesmo após a reabertura das lojas na Europa, o cenário ainda era de insegurança econômica e social. Todos esses fatores impactaram o desenvolvimento de coleções para o varejo fazendo com que as marcas adotassem uma estratégia inteligente que pode ser bem resumida no conhecido dito popular “seguro morreu de velho”. Reedições, resgates do passado das peças mais vendidas, a materiais e cores atemporais em sua maioria, a pauta do dia era não arriscar para não encalhar.
Assim, reiterando uma dessas práticas adotadas por várias marcas de varejo para o próximo Inverno, a marca espanhola Zara decidiu mergulhar em seus arquivos para lançar uma coleção cápsula com edição limitada atualizando peças clássicas icônicas da marca lançadas entre os anos de 1996 e 2012.
Ao todo são 17 de seus itens mais destacados ao longo desses anos, que foram repensados e passaram por pequenos ajustes para se adequarem ao usuário moderno e que também fossem usáveis tanto agora, quanto nos próximos anos.
Apresentadas por meio de uma seleção de imagens de campanha original que também foram atualizadas, Archive Collection é o título dessa coleção da Zara que revisita looks usados por Kate Moss e outras modelos, oferecendo uma proposta de essenciais em edição limitada de alta qualidade que inclui calças de couro, vestidos pretos minimalistas, coletes elegantes, camisas de popeline, calças de corte masculino entre outras. Todas as peças são disponibilizadas em numa cartela enxuta (e segura) composta por cores trans-sazonais como branco, preto ou camelo.
Imagem: Zara
O novo lançamento faz parte da estratégia de retomada da marca após alguns meses desafiadores em razão do bloqueio imposto pelo coronavirus.