Stella McCartney e Candiani criam jeans biodegradável
Stella McCartney continua a se manter fiel ao seu comprometimento com a sustentabilidade em sua marca. Em conjunto com a empresa italiana de jeans Candiani criaram o primeiro denim stretch biodegradável do mundo que será lançado em maio deste ano.
Com a tecnologia Coreva Stretch Technology o tecido é criado a partir de algodão orgânico enrolado em um núcleo de borracha natural. Ao substituir os elastômeros sintéticos e à base de gasolina comuns por um novo componente de engenharia inovadora, a fábrica chegou a um tecido de brim biodegradável, sem comprometer as propriedades de elasticidade. Somando a isso, os tecidos dessa coleção são tingidos o Kitotex Vegetal, um corante biodegradável derivado de cogumelos e algas marinhas, e o Indigo Juice, uma técnica que mantém o índigo superficial nos fios que gera uma produção mais segura e livre de tóxicos além de reduzir o uso de água e energia no processo de tingimento e lavanderia.
Em comunicado oficial, Alberto Candiani dono da fábrica, reafirma assim como Stella, a necessidade de repensar de maneira prática novos processos de produção: "Em um mundo em que os recursos estão diminuindo e os aterros estão cheios de peças de vestuário descartadas, é nosso dever buscar recursos renováveis, além de materiais biodegradáveis e compostáveis". A fábrica segue nessa busca por inovação e melhorias no setor têxtil já há algum tempo. Ganhou no ITMA (Sustainable Innovation Award) de 2019 o prêmio Industry Excellence Award por seu outro produto o Re-Gen, um tecido de denim circular criado a partir de matérias-primas regeneradas e recicladas.
Essas mudanças são processos e sabemos que não ocorrem de uma hora para outra e podem ser um tanto mais onerosos a princípio, porém são de suma importância para o mercado atual de moda.Os produtores precisam que as marcas e seus clientes, consumidores, estejam unidos nessa causa para implementar essas mudanças na prática.
Leia mais em Vogue.fr e Bustle
Foto de capa Instagram Candiani