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10 ago, 2023 Moda / Design consumo business
Business Experience

Se o último ano de incertezas nos ensinou alguma coisa, é que definitivamente não sabemos como vamos evoluir ou para onde estamos caminhando, contudo, temos uma  certeza: parado não dá para ficar, pois é pra frente que se anda! E quando falamos de moda, inovação e tecnologia temos que andar a passos largos para não perdermos as oportunidades.

O consumidor, ávido por novidades, faminto por contato, e sedento por se comunicar e comunicar algo sente a necessidade urgente de buscar se expressar, E tudo isso, ainda acontecendo online, como pudemos observar com a crescente onda do TikTok e todos os virais que vêm enchendo nossos feeds desde 2019.

                                             

É nesse ritmo de frenesi incerto, porém frenético, cheio de vontade, ansioso por novidades que se desenrola o novo cenário da moda atual.

E para cair nas graças desse consumidor exigente as marcas precisam estar atentas às demandas, marcando presença através do maior número de pontos de contato possíveis.Para ganhar pontos com a comunidade, uma marca precisa, acima de tudo, engajar através de de seus propósito, atuar online e offline e ter como pilar transversal a sustentabilidade.  

De acordo com pesquisas recentes, estima-se que 75% da população mundial tenha acesso à internet, isso significa que para alcançar o público as marcas precisam, urgentemente, abrir diálogo e promover trocas online, já que foi observado um aumento de 10% na taxa de conversão em vendas por meio das redes sociais. Buscar por oferecer somente consumo não é mais o bastante, as experiências são imersivas, e o futuro é figital!

                 

As lojas, ou espaços físicos se tornaram mais um espaço de comunicação, experiência, e educação do consumidor e menos espaços de compra.

Todo o ciclo de consumo foi acelerado, a jornada do cliente se inicia numa postagem de rede social, terminando no unboxing (literalmente tirar da caixa, é o ato de documentar o momento de desembalar o produto recém recebido registrando o processo em redes sociais). A realidade aumentada possibilita explosão de compra, simplifica processos, faz com que o cliente experimente o produto virtualmente, o que facilita a redução de troca de compras online, além de engajar e permitir interação com cliente.

As marcas necessitam mais do que nunca ativar o cliente, encantar, envolver, dialogar,responder e entregar verdade e essência. É mais uma importante mudança na lógica de consumo;  a evolução do pensamento focado no cliente/usuário.

Parece impossível conseguir atuar de forma tão harmônica, não é?! Pois a Gucci discorda! Eles entenderam a oportunidade e é por isso que, uma marca clássica, de luxo, de alto padrão conseguiu se recuperar de 2019, quando foi taxada de ultrapassada  por lançar majoritariamente produtos com estética vintage, e chegar em e 2021 dentre as 10 marcas que tiveram mais destaque em ações online. A marca número 1  mais procurada na internet, cortou emissões de carbono e promoveu ações virtuais que envolvem e abraçam os clientes, se tornando uma referência hoje em reposicionamento estratégico no que tange conveniência e customização. A obsessão pelo cliente obteve resultados!

E só para, você leitor, ter uma ideia, listamos aqui as últimas ações da marca:

Ainda em 2019, com a ideia de revisitar o passado, vivendo no presente com olhos atentos ao futuro a  Gucci investiu em gaming no seu app próprio, contando toda a história da marca meio dos jogos além de fechar parcerias com os jogos Pokémon Go, Genesis, Roblox, Tênis Clash no decorrer dos anos seguintes; 

                   

Através da GucciFest (festival digital da marca) lançou no final de 2020 sua coleção misturando moda, série, filme;

Continuou sua caminhada formando parceria para lançar digitalmente sua coleção de relógios que podem ser experimentados no ambiente virtual através de RA (realidade aumentada);

No âmbito da sustentabilidade, buscou rastrear sua produção de carbono, inclusive emissões indiretas, e desafiou outras marcas a entrarem no Carbon Neutral Challenge; investiu em Mylo, o couro de cogumelos que aparecerá em  seus produtos futuramente e produziu 3 modelos de sneakers com Demetra (imitação de pele fabricada a partir de matérias primas sustentáveis, renováveis e de base ecológica, 77% de origem vegetal incluindo viscose, celulose e poliuretano de base biológica, todas florestas geridas de forma sustentável:

                         
                                    Um dos 3 modelos de sneakers feito de Demetra

"novo material de luxo revolucionário que combina elevada qualidade e maciez ao toque, ao mesmo tempo que é sustentável com uma ética ecológica" explicou a marca em comunicado de lançamento dos sneakers que levaram 2 anos para serem desenvolvidos;

Formou parceria com a TheRealReal para encorajar seus clientes a comprar produtos usados de segunda mão, mantendo a economia circulando por mais tempo, o que não é somente bom para o planeta mas para toda a cadeia. E este ano a empresa ainda desenvolveu e lançou um tênis virtual para ser utilizado em jogos e publicações nas redes sociais (o produto também oferece filtros no app da marca)

"Esta iniciativa testemunha a capacidade única da Gucci de combinar o passado com o contemporâneo, vintage com tecnologia e o real com o virtual. Estamos criando um apego ainda mais forte, porque as pessoas se sentem mais próximas da marca. Os clientes sentem que têm uma experiência compartilhada e co criam com a Gucci", diz a empresa italiana.

A empresa chega ao seu centenário com os dois pés no digital/virtual causando uma movimentação inédita no setor, elevando o consumidor ao papel de protagonista do processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços digitais, modificando o modelo de negócios vigente.

Com essas ações ela inaugura um novo modus operandi de mercado oferecendo soluções simples, necessárias, sustentáveis e intuitivas para problemas que afligem toda a cadeia de mercado de luxo.

O caso Gucci é, na moda uma forma de Business Experience, ou seja, crescimento orientado pela construção de experiências memoráveis, com propósito e que façam sentido para o consumidor, elevando a marca a status de inovadora pois fideliza o cliente e transforma o discurso em ação. Representa uma mudança fundamental na forma como a empresa interage com seus clientes, no digital, presencial ou meios analógicos.

No final de tudo, ganha quem diz mais "sim'' aos consumidores, quem os empodera a tomar as decisões de forma mais assertiva e rápida, proporciona experiências e oferece os meios certos para resoluções de problemas e a Gucci, nos presenteou com essa evolução estratégica em plena crise sanitária mundial.


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