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10 ago, 2023 Moda / Design moda ferramentas
LINE SHEET: UMA FERRAMENTA PARA APRESENTAR PRODUTOS PARA COMPRADORES

 

Vender produtos na era da distribuição omnicanal e da intensificação das relações comerciais à distância exige o uso de ferramentas que facilitem os processos e reduzam possíveis falhas de comunicação.

Line sheet é uma ferramenta de vendas usada por marcas e designers projetada para apresentar e comunicar visualmente seus produtos e novas coleções a novos e antigos compradores de atacado. Diferentemente de um lookbook ou de uma ficha técnica, é um recurso essencial para atingir vários canais de vendas, como butiques, lojas de departamentos, catálogos ou varejistas online, com o propósito de atrair a atenção dos compradores e auxiliar na efetivação dos pedidos de suas peças.

Trata-se de um recurso simples, objetivo e organizado que, além de representar a sua marca, deve incluir todas as informações necessárias de forma a responder rapidamente às perguntas do comprador por meio de uma abordagem profissional.

SIMPLIFICANDO, É UMA FERRAMENTA DE VENDAS PROJETADA PARA COMUNICAR VISUALMENTE TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UM COMPRADOR TOMAR UMA DECISÃO SOBRE A COMPRA DE SUA COLEÇÃO.”

 

Line sheet coleção Neogênese (2019) - @cleberlimastudio; detalhes impressão 3D - Fashion Lab/SENAICETIQT

Quais as informações devem conter numa line sheet?

Das mais simples até as mais sofisticadas, existem diversos tipos de modelos disponíveis, desde impressos até on-line. O que importa é que sua planilha tenha um layout claro, objetivo e que chame a atenção do comprador diretamente para os produtos e para as informações mais importantes sobre eles, sem esquecer de anexar as condições de venda. Para criar seu próprio modelo, listamos abaixo as informações básicas que você precisa incluir na sua line sheet são:

  • Logotipo da sua marca;
  • Breve introdução à marca (importante para novos compradores);
  • Informações de Contato;
  • Informações gerais sobre pedidos: políticas de envio e de devolução, por exemplo;
  • Quaisquer termos de venda, como valores mínimos do pedido, prazo de entrega ou envio;
  • Imagens do produto (imagens simples de alta resolução em fundos brancos são perfeitas para isso);
  • Nomes e códigos dos produtos;
  • Amostras ou fotos de tecidos e cartela de cores;
  • Referência da coleção;
  • Descrições de produtos breves e diretas. Você pode incluir uma descrição de estilo que deve ser breve e que faça referência aos elementos-chave do seu produto.
  • Tamanhos e quaisquer outras variações disponíveis. Não esqueça de correlacionar os tamanhos da sua marca com os padrões de medidas-chave da sua modelagem (busto, cintura, quadril, comprimento);
  • Preços de atacado e preços de varejo sugeridos.

“EVITE USAR INFORMAÇÕES MUITO CRIATIVAS. USE ALGO CURTO E VÁ DIRETO AO PONTO.”

Apesar de parecerem trabalhosas, as line sheets são relativamente fáceis de criar. Seja criativo o suficiente para se destacar, mas, acima de tudo, lembre-se que compradores em geral têm vários fornecedores que também apresentam inúmeras coleções. Foque na funcionalidade e praticidade de forma a facilitar a rotina do comprador que você terá em mãos um recurso para aprimorar seus esforços de negócios.

 

Precisa de alguma solução ou suporte para o seu negócio? Entre em contato com nossa equipe enviando um e-mail para: inovamodadigital2@cetiqt.senai.br

 

Fontes:

https://www.brandboom.com/article/line-sheets

https://www.fibre2fashion.com/industry-article/8925/how-to-create-a-wholesale-fashion-line-sheet

https://www.plytix.com/blog/line-sheet-examples

https://www.weconnectfashion.com/articles/worksheet-cost-sheet-for-fashion-industry-use

https://fashioninsiders.co/toolkit/how-to/what-is-fashion-wholesale-line-sheet/

 


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