H&M lança o sistema de reciclagem “Looop"
A H&M lançou no dia 12 de outubro de 2020 um sistema inovador para reciclagem de roupas feito peça a peça. As roupas velhas são rasgadas e transformadas em peças novas dentro de um contêiner na frente dos clientes, em um processo que não utiliza água nem produtos químicos.
O novo sistema “Loop” está disponível na sua loja principal em Estocolmo, na Suécia. O objetivo da empresa é inovar materiais e processos, tornando-se líder em moda sustentável, ao mesmo tempo que inspira seus clientes a manter suas roupas em uso pelo maior tempo possível. A H&M estabeleceu uma meta para que, em 2030, todos os materiais sejam reciclados ou adquiridos de uma forma mais sustentável. Em 2019, o número era de 57%.
“Estamos constantemente explorando novas tecnologias e inovações para ajudar a transformar a indústria da moda enquanto trabalhamos para reduzir a dependência de recursos virgens”, disse o chefe de sustentabilidade da H&M, Pascal Brun.
O processo usa uma técnica composta de 8 etapas:
- A roupa velha recebe ozônio para remover qualquer microrganismo;
- A peça é “desfiada” em pedaços menores de fibras de tecidos;
- Os pequenos pedaços são filtrados para remover qualquer partícula de sujeira e um percentual de material virgem é adicionado para garantir maior resistência;
- Essa nova mistura de material é “endireitada” em uma tela de fibra e é puxada em fitas;
- Várias fitas de fibras são combinadas para criar fitas mais resistentes e espessas;
- As novas fitas mais grossas são fiadas para criar um único fio;
- Os fios são dobrados e trançados juntos, aumentando sua resistência;
- Por fim, o fio é tricotado em um novo modelo pronto para usar.
Os clientes pagam em média 150 SEK (cerca R$97,00) para ver suas peças antigas se tornarem roupas novas. Todos os rendimentos são investidos em projetos relacionados à pesquisa de materiais reciclados ou de origem sustentável.
A tecnologia inovadora do “Looop” permite a indústria da Moda de tornar mais circular e favorável ao clima. O sistema de reciclagem foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa de Têxteis e Vestuário de Hong Kong (HKRITA) em parceria com a fundação sem fins lucrativos da H&M.
Leia mais sobre a iniciativa aqui.
Imagens: H&M e Kai Pilger no Unsplash.