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10 ago, 2023 Moda / Design moda ferramentas pesquisa
Matriz IMD/2021_1

REFLEXOS NO COMPORTAMENTO E IMPLICAÇÕES PARA EMPRESAS

 

A adaptação para um novo momento e os caminhos a seguir para um mundo pós-Covid19 tem sido inquietantes mas, certamente,  vão resultar em algo positivo sem precedentes em como as pessoas se comportam e interagem com as marcas de moda. Ainda pairam muitas dúvidas sobre o futuro, mas já podemos afirmar que, quanto mais tempo durar a propagação do vírus, maior a probabilidade de não retornarmos ao que éramos antes.

Nesse período, nós do IMD também tivemos que nos adaptar e reinventar a nossa forma de pesquisar o que está por vir. Analisamos várias fontes confiáveis, observamos o que dizem os melhores especialistas da moda em relação aos fatores econômicos, sociais e ambientais para  proporcionarmos alternativas que possam ajudar você a reconhecer o que tem influenciado as escolhas de consumo. Ou seja, identificar os reflexos que o cenário pandêmico tem causado no comportamento dos consumidores assim como suas consequências para todos os negócios da moda.

A partir do panorama identificado, desenhamos uma matriz que descreve 3 cenários contrastantes e seus desdobramentos, não só para orientar esta nova etapa de pesquisa como também para ajudar você a se reconhecer e posicionar o seu negócio perante aos consumidores, além de identificar oportunidades de aprimoramento estratégico e de inovação em produtos e serviços, que poderão facilitar o planejamento e a implementação de tarefas, a curto ou médio prazo.

Como resultado, apresentamos a Matriz IMD como um método de descoberta e mapeamento das forças mais impactantes, onde posicionamos os principais cenários que já se apresentam baseados em fatos recentes para então sinalizar em sequencia, como a indústria e o varejo de moda tem se reinventado para dar respostas positivas.

A matriz não é uma ferramenta de previsão de futuro e muito menos é definitiva porque ainda estamos em meio a um intenso processo de transformação, mas se apresenta como uma proposta para ajudar a reduzir a complexidade do momento de forma que você possa se localizar, entender o seu consumidor e questionar em equipe, o que é preciso ser feito para navegar até a próxima temporada, independentemente das nuances do mercado.

Vinculada ao novo relatório Primavera _Verão 21/22, é segmentada em quatro vetores (tradicional x radical e razão x emoção) e intercalada pelas forças que tem causado maior impacto nas escolhas dos consumidores e, consequentemente, no reposicionamento das marcas, nela foram posicionados as tres principais vertentes de comportamentos do consumidor : Iluminadores, Ilusionistas e Provocadores. 

Para saber mais, acesse o relatório clicando aqui: https://imdh.exablack.com/reflexos

 


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