Repensando o espaço de varejo para circularidade
Na cidade sueca de Eskilstuna, a um pouco mais de 100 quilômetros de Estocolmo, o shopping ReTuna Återbruksgalleria foi inaugurado em agosto de 2015 ao lado do centro de reciclagem ReTuna Återvinningscentral. À primeira vista ele se parece com qualquer outro shopping center. Para todos os efeitos, é, exceto por uma diferença notável: nada que está à venda é novo.
ReTuna é o primeiro shopping de reciclagem do mundo, dedicado a produtos consertados, reciclados, reaproveitados ou produzido de forma orgânica ou sustentável. De propriedade do município local e administrado uma empresa municipal de energia, encarregada de administrar organizações com benefícios para o clima. A iniciativa surgiu dos planos da autarquia local para cumprir as metas de gestão de resíduos da União Europeia. Em vez de abrir um centro de reciclagem adicional ao já existente, os funcionários de Eskilstuna viram uma oportunidade de criar uma entidade comercial que contribui para uma vida sustentável e o desenvolvimento econômico da comunidade local.
O shopping é um forte exemplo da cidade atuando como um catalizador circular, a combinação do centro comercial e o centro de reciclagem resultaram em um ecossistema circular autossustentável em nível local. Todos os produtos que estão sendo vendidos nas lojas, bem como os funcionários da ReTuna, são provenientes da região, que promove a extensão da vida útil do produto, gerando SEK 14,7 milhões em vendas em 2019 (em torno de R$9,5 milhões) e 50 novos empregos em uma cidade com altas taxas de desemprego e uma fuga de jovens.
A prática do ecossistema criado para o despendimento de uma cadeia de fornecimento se inicia com o local onde a população vêm cerca de uma vez por mês para descartar seus produtos usados. Na sequência é realizada uma seleção inicial no centro de reciclagem pelos funcionários do que pode ser ou não utilizado. Em seguida, as mercadorias são transportadas para o shopping, onde são classificadas e distribuídas às lojas pelos funcionários do shopping. Os varejistas desenvolveram seus próprios planos de negócios, a oferta, o perfil e a marca da sua loja. Isso garante que todos os materiais e produtos recebidos correspondam a uma das lojas, permitindo um equilíbrio entre oferta e demanda. Muitas das lojas possuem um espaço de oficina onde renovam ou atualizam os itens usados antes da venda.
Pensando no equilíbrio da oferta as lojas do ReTuna possuem uma gama diversificada de produtos, como móveis, artigos de moda e brinquedos. Somados a ambientes como um café, espaço para conferência e treinamentos com foco em sustentabilidade o espaço se torna bem mais do que uma galeria comercial, se classificando também como um centro de educação, treinamento e conscientização em torno da sustentabilidade o incentivo aos varejistas sobre a importância com a estética do shopping melhoram a experiência de compra sustentável junto ao consumidor.
Quando pensamos sobre economia circular, falamos sobre a importância de mudanças sistêmicas com impactos sociais, econômicos e ambientais e fazendo um recorte para a cadeia da moda podemos refletir sobre as oportunidades no desenvolvimento de ecossistemas, como por exemplo no Brasil, a união de arranjos produtivos locais unidos a investimentos públicos para construir iniciativas como o ReTuna voltados para transição de modelo circular de produção e consumo para a indústria têxtil e de confecção.
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Imagens ReTuna.